Domingos Cezar
Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores – CUT/Estadual e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão – FETAEMA estiveram reunidos nessa quinta-feira (12) com dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTRs, de 22 municípios da região tocantina.
A plenária aconteceu no auditório do STTR/Imperatriz, quando os sindicalistas fizeram, inicialmente, uma conjuntura política, administrativa e financeira do estado do Maranhão, bem como debateram sobre a importância dos sindicatos estarem filiados à CUT, como bem frisou a sindicalista Adriana Oliveira, presidente da CUT/Estadual.
Adriana Oliveira lembrou que a FETAEMA tem filiado 214 sindicatos de trabalhadores rurais, entre os 217 municípios do Maranhão, e que a maioria absoluta destes é filiada à CUT. Observou que a filiação desses sindicatos na maior central de trabalhadores do país é importante para o fortalecimento da luta dos trabalhadores do campo.
A reforma agrária tão cobrada pelos camponeses, segundo Adriana Oliveira, parece ter ficado de fora da pauta do governo federal, “quando deveria ter sido fortalecida com o PT no poder central”, afirma a sindicalista, ressaltando que esse tema está sendo amplamente debatido em todas as plenárias que já foram realizadas.
A presidente da CUT/Estadual, que é trabalhadora na zona rural de Açailândia, afirma conhecer muito bem as regiões tocantina e Sul-Maranhense e diz que a produção agrícola corresponde com a fertilidade das terras. “Produzimos relativamente bem, mas temos que aprender a comercializar nossos produtos de uma maneira mais competitiva”.
Na plenária de Imperatriz também foi colocada a importância dos congressos Estadual e Nacional da CUT, que se realizam este ano. As plenárias já aconteceram nas regiões Sul do Maranhão (Balsas), Mearim (Lago da Pedra), Cocais (São Domingos) e Tocantina (Imperatriz). Seguirão ainda para a Baixada Maranhense, Baixada Oriental, Baixo Parnaíba, Pindaré e Alto Turi.
Conduzem as plenárias, além da presidente da CUT/Estadual, Adriana Oliveira, o vice-presidente da CUT e diretor do STEFEM, Novarck Oliveira; o secretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da FETAEMA, Joaquim Alves de Sousa; o secretário de Finanças e Administração da FETAEMA, José Chateaubriand; e Francisca Pinto, diretora do STTR/Imperatriz e coordenadora regional da FETAEMA.
Comentários