Curso de corte e costura é um dos mais procuradores pelas mulheres

Pollyana Galvão

Oportunidade de emprego e renda é o que os cursos profissionalizantes disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Imperatriz oferecem à população. Os cursos são ofertados às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica e social beneficiárias do programa Bolsa Família. A intenção da secretaria é capacitar a comunidade e inseri-la no mercado de trabalho para que as pessoas adquiram uma profissão e uma independência financeira.
Os interessados na capacitação têm a oportunidade de fazer cursos de pintura em tecido, bordado em fita, oitinho, pedraria em sandália, bijuteria, informática, manicure, capitonê, panificação e salgado, corte e costura, cabeleireiro, biscuit, maquiagem e depilação. Os cursos são ofertados nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da zona urbana e rural, nos Centro de Inclusão Econômica e Social de Imperatriz (Ciesi) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
De acordo com a secretária da Sedes, Miriam Reis, o objetivo dos cursos é que as famílias tenham uma profissão e possam colocá-la em prática. “Os cursos dão oportunidade para que as pessoas sejam autônomas. A idEia é que a população se profissionalize e ganhe mais dinheiro do que receberia, estando inserida em um programa social”.
A dona de casa Maria Rene, 27 anos, fez o curso de cabeleireiro e de maquiagem gratuitamente pela Sedes e pretende montar seu próprio salão de beleza. “Eu sempre gostei da área da beleza, quero continuar me especializando em cursos profissionalizantes para montar meu salão de beleza. Esses cursos foram uma grande oportunidade para mim. Eu aprendi bastante”.
Andréia Nogueira, que fez o curso de corte e costura no Ciesi do bairro Vila Nova, destaca a importância da capacitação profissional. “Esse curso tira a gente da ociosidade e nos dá a possibilidade de entrar no mercado de trabalho. O curso de corte e costura não só nos acolhe, mas ele nos abre muitas portas. Com essa oportunidade, eu aprendi uma profissão”.
Pronatec - Outra possibilidade de fazer cursos profissionalizantes é por meio do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) aderido em 2009 pela Sedes. Custeado pelo Governo Federal, o programa capacita e encaminha ao mercado de trabalho pessoas entre 18 a 59 anos de idade em cursos profissionalizantes no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Já foram capacitadas cerca de 700 pessoas em cursos como desenhista da construção civil, operador de microcomputador, auxiliar de cozinha, garçom básico, copeiro, camareira em meios de hospedagem, assistente de cabeleireiro, manicura/pedicura e depilador. As inscrições para esses cursos são realizadas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Imperatriz.