Odinalda, diretora do polo do Cetecma em Imperatriz

Encerradas à meia noite de ontem as inscrições para quatro cursos profissionalizantes do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão, Cetecma. Ainda sem o número de inscritos para o polo de Imperatriz, a direção informou que a procura pode ter superado as de anos anteriores. São 30 vagas por turma, cada curso pode ter várias turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Os cursos oferecidos foram de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Cooperativa, Instalações Elétricas e Marketing e Venda. Este último, segundo a direção, é o curso mais procurado dentre os oferecidos pela instituição.
"São cursos oferecidos a toda a população e pessoas com idades entre 18 e 30 anos são inseridas ao Viva Estágio, dentro do programa Maranhão Profissional. Basta obter boa média e ter assiduidade de 70%", explica a diretora do polo, Odinalda Cunha. Além das inscrições feitas pelo site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Odinalda afirma que, diante de possíveis desistências de alunos, a instituição poderá fazer novas inscrições.
A diretora aproveitou para anunciar a procura por interessados em firmar parceria com a instituição, como empresários e instituições de ensino. "No caso das instituições de ensino, captamos os alunos e eles são encaminhados ao estágio pela Univima (Universidade Virtual do Estado do Maranhão). Eles passam a estagiar recebendo bolsa de R$ 620 para trabalhar em um turno, com chances de ser contrato pela empresa", diz. O empresário interessado em oferecer vagas para estágio deve procurar o polo para se informar e passar pelo cadastramento.