Credenciada à Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS/MA), a especialização, que é totalmente gratuita para o profissional, tem duração de até seis meses e é direcionada para Técnicos em Enfermagem do Hospital Municipal Socorrão. A aula inaugural aconteceu na manhã de ontem (14), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e contou com a presença da diretora da ETSUS/MA, Dayana Dourado, e da coordenadora Ana Paula Forte.
Sobre o curso, Dayana explica que trata-se de uma especialização de nível médio que utiliza a metodologia da problematização. “Essa metodologia permite que o aluno traga o conhecimento adquirido ao longo dos anos em seu trabalho para a sala de aula e este conhecimento compartilhado com outros colegas e outros profissionais pode ser aprimorado, fazendo com que haja uma mudança na prática”, ressalta a diretora.
Segundo ela, Imperatriz foi agraciada com as primeiras turmas nessa área de formação e isso vai possibilitar implementação de melhorias no trabalho dos técnicos em Enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva. “Na especialização eles podem adquirir novas formas de fazer o trabalho, tornando-se um profissional mais crítico com embasamento teórico, e isso provoca uma mudança na assistência dentro do SUS, possibilitando alcançar uma qualidade maior nos serviços prestados”, frisa Dayana.
De acordo com uma das facilitadoras da curso, Mônica Lousa, a especialização terá carga horária de 360h e beneficiará inicialmente 84 técnicos em Enfermagem. “Nós fechamos as inscrições com duas turmas, que já iniciarão as aulas no próximo mês de maio. Nossos encontros acontecerão três vezes por semana, no Centro de Formação de Professores”, explica a facilitadora.
Vale ressaltar que a formação é 100% presencial com aulas teóricas e práticas, pois o principal objetivo da escola é especializar técnicos em Enfermagem que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva visando promover saúde para o adulto e o idoso. Para tanto, além de Mônica Lousa, mais duas enfermeiras tiveram formação pela ETSUS/MA para atuar como facilitadora dos cursos aqui em Imperatriz. (Maria Almeida - ASCOM)
Comentários