Ação foi direcionada a industriários de Imperatriz, que acompanharam o preparo de pratos com alimentos ricos em nutrientes

Com receitas funcionais e saudáveis, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA), entidade do Sistema FIEMA, realizou, no último final de semana, em sua unidade móvel de alimentação e nutrição, o curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos para os funcionários da indústria Empório do Café, em Imperatriz. A ação pretende estimular práticas de alimentação saudável e conscientizar industriários sobre a importância das boas práticas e higiene dos alimentos.
Em sua palestra, a nutricionista do SESI, Thalita Almeida, falou da importância de garantir uma alimentação segura. "A limpeza e processo de fabricação dos alimentos é de suma importância para que possam conservar os seus nutrientes e, principalmente, para garantir às pessoas uma alimentação saudável e uma saúde de qualidade", afirma.
Durante o curso, foram destacadas informações sobre segurança dos alimentos, noções de microbiologia, cuidados na recepção, armazenamento, preparo, higiene pessoal e ambiental, normas de condutas e segurança no trabalho e saúde do trabalhador no contexto da Vigilância em Saúde. Já na parte prática, os funcionários acompanharam o preparo de receitas funcionais como tapioca colorida, coxinha fit de batata doce, suco verde detox, panqueca de banana, entre outras.
A empresária da indústria Empório do Café, Leila Chaves, ressaltou a importância do curso e o foco para esse novo nicho de negócio. "Esse mercado veio para ficar, e como sou nutricionista, vejo os clientes reclamarem da falta de produtos nessa linha saudável e fitness. Por isso, vi como oportunidade essa parceria com o SESI para que os funcionários possam aprimorar os conhecimentos e aplicarem os novos adquiridos aqui. Inclusive, algumas dessas receitas que preparamos no curso já pretendemos incluir em nosso cardápio".
Para a auxiliar de cozinha Maria dos Remédios Sousa, a oportunidade foi interessante por aliar a teoria com a prática. "Foi muito bom, porque, além de recebermos orientações, também pudemos participar do preparo dos alimentos. Eu mesma não tenho muita afinidade com receitas saudáveis e funcionais, mas as receitas preparadas aqui, eu pude experimentar e achei muito gostosas".