Com o objetivo de qualificar melhor o condutor de moto táxi para minimizar os constantes acidentes de trânsito na cidade, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Associação do Centro de Formação de Condutores, promoverá mais um curso destinado, exclusivamente, a essa categoria de trabalhadores.
As inscrições tiveram início no último dia 19 e se encerram impreterivelmente nesta sexta-feira (29), conforme informa o titular da Setran, José de Ribamar Soares, o cabo Jota Ribamar. Ele observa que 74 condutores já fizeram suas inscrições e que as mesmas podem ser feitas na sede do Sindicato dos Mototaxistas.
Para obter sua inscrição, o candidato precisa apresentar documentos pessoais, alvará, ou declaração, no caso de condutor substituto. Cabo Jota Ribamar adverte, entretanto, que só podem participar do curso maiores de 21 anos e habilitados na categoria "A" por, no mínimo, dois anos.
De acordo ainda com o secretário Cabo Jota Ribamar, o curso vai ser realizado na segunda quinzena do mês de janeiro e a carga horária é de 30 horas, por exigência da lei 12.009, que tornou o curso obrigatório para os profissionais do transporte de passageiros e de carga. São 25 horas de aulas teóricas e cinco horas práticas.
Só recebem o certificado os condutores aprovados nas avaliações escritas e de pilotagem de moto. Para participar do curso, além dos requisitos exigidos pela lei 12.009, o condutor não poderá estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação ou respondendo processo judicial. (Silvanete Gomes/Domingos Cezar/ASCOM)