O Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, ministra desde ontem (25), no auditório da Secretaria Municipal de Governo (Segov), no 2º andar do Imperatriz Shopping (Avenida Dorgival Pinheiro, no Centro), o Curso de Piscicultura destinado aos técnicos dos municípios de Imperatriz, Lajeado Novo, Mirador, Vila Nova dos Martírios e Campestre do Maranhão.
Em ofício encaminhado ao prefeito Sebastião Madeira, o superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão (SFPA-MA), Jesuíno Cordeiro Mendes Júnior, explica que “o curso visa dar continuidade às ações que o Ministério da Pesca e Aquicultura vem implementando com o objetivo de desenvolver a aquicultura no Maranhão”.
Ele explica que o projeto é desenvolvido por intermédio de termo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MA) para a realização de treinamentos em piscicultura destinados aos técnicos dos municípios que receberam as máquinas escavadeiras.
“O curso tem uma carga horária de 32 horas, começando nessa quarta-feira (25) e estendendo-se até sábado (28)”, explica o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Abastecimento e Produção (Seaap), Hélio Fraga.
Segundo ele, o projeto de capacitação técnica para qualificação de profissionais em piscicultura deve ser transferido a cada um dos participantes, de modo que no final do processo se obtenha um número significativo de técnicos qualificados profissionalmente para exercer, com bom desempenho, suas atividades de assistência técnica e extensão rural na área de piscicultura alavancando esse setor ocupacional no meio rural do Maranhão.
Curso
Durante o curso, os técnicos conhecerão os principais componentes físicos, químicos e biológicos da água, através de aparelhos e medidores, observando os valores de referência; legislação pertinente a atividade de criação de peixe em cativeiro; preparar os viveiros (atividades manuais); povoar os viveiros e avaliar a rentabilidade do cultivo de peixes utilizando os valores de receita e custo de produção, entre outros.
Em entrevista à reportagem, a engenheira de pesca Alcilene Maria Correia, mestre em Ciências de Marinhas Tropicais e professora do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), no curso técnico em Aquicultura, campus Maracanã, em São Luís, ressalta que o Ministério da Pesca fez a distribuição de máquinas e equipamentos para a construção de unidades de produção para criatórios de peixes.
“Juntamente com esse programa, vem a necessidade de capacitar os técnicos das prefeituras que receberam o equipamento para que possam efetivamente usá-los de forma correta”, ressalta ela, que destaca a importância da capacitação técnica dessas pessoas para que exerçam a assistência técnica aos pequenos produtores, que aguardam pelo conhecimento da piscicultura.
“No Estado do Maranhão não existe grande quantidade de produtores de peixes que estão fazendo a atividade de forma ainda muito incipiente, precisando tecnificá-los, de forma que possam melhorar seus rendimentos, facilitando a venda do produto com qualidade”, explica.
Já a coordenadora de programas e projetos da Secretaria Especial de Pesca e Agricultura do Estado, Mariana dos Santos, destaca o evento como uma forma de aproximação entre o Ministério da Pesca e os profissionais da piscicultura. “O Ministério da Pesca está presente e se importa com a qualificação dos técnicos que vão trabalhar na área da piscicultura do estado. A nossa presença aqui significa isso: a junção do Governo do estado com o Ministério da Pesca. [Significa] que o Governo tem sensibilidade com estes pequenos produtores”, finalizou. (Comunicação)
Comentários