Entre os dias 23 e 26 de março, o curso de Pedagogia foi avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação (MEC). O objetivo foi proceder a renovação de reconhecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela UFMA, em Imperatriz. No processo de avaliação, a Comissão que visitou a instituição analisou as condições de funcionamento, tendo por base um instrumento de pesquisa, elaborado pelo MEC, que contempla três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas. A avaliação é feita a cada três anos.
Segundo o professor e coordenador Vicente Marques de Castro Neto, o conceito quatro, atribuído pelo MEC, é uma conquista histórica, já que o corpo docente é formado, em maioria, por ex-alunos. O quadro conta com mestres, doutores e pós-doutores. “A titulação dos professores e a produção acadêmica foram requisitos avaliados e, neste item, recebeu nota 4.2”, afirmou.
Ele afirma ainda que a conquista é devido a incorporação da disciplina de Libras no Currículo, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, e a Brinquedoteca. Para ele, a criação do Núcleo Docente Estruturante - NDE, composto por cinco professores que avaliam as atividades acadêmicas permanentemente, tem contribuído para melhorar a qualidade.
O profissional licenciado atua na administração escolar, instituições de ensino de educação básica, secretarias de educação e como professor da educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.
Em 2013, o curso foi estrelado, com selo, na revista da editora Abril, Guia do Estudante, recebendo três estrelas na avaliação de cursos superiores. O número de estrelas corresponde ao desempenho “bom” e o curso foi incluído na publicação do GE Profissões e Vestibulares.
Sobre o curso - O curso foi implantado no Campus de Imperatriz, em 1980, através da política de expansão e interiorização da UFMA. Funciona no período noturno e oferece 80 vagas por ano com vestibular, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2013, foi o curso do campus de Imperatriz com o maior número de inscritos no SiSU, tendo 4.393 inscritos (Assessoria-UFMA)