O Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, anunciou ontem pela manhã que a Prefeitura vai abrir nova avenida de acesso ao campus da UFMA. A via paralela vai facilitar o fluxo de pessoas e veículos para o campus do Bom Jesus. A boa noticia foi dada ao magnífico reitor da universidade, Natalino Salgado e ao recém empossado Diretor do Campus II professor Marcos Fábio, durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica que viabilizará o funcionamento do curso de Medicina no município.
Ao receber do reitor a planta das instalações do prédio onde o curso funcionará, Madeira adiantou: "Vamos abrir uma avenida paralela que liga o Recanto Universitário ao conjunto habitacional que está sendo construído no setor para facilitar o acesso como via alternativa", explica Madeira.
Em relação aos requisitos necessários ao funcionamento do novo campus já construído, o prefeito garantiu a iluminação e transporte público como solução imediata. "Temos aqui o compromisso de iluminar a estrada que dá acesso ao campus do Bom Jesus e disponibilizar linha de transporte coletivo. Mas a pavimentação do percurso é de responsabilidade do Governo do Estado. Por telefone o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Luis Fernando, informou que o Estado rescindiu o contrato com a empresa responsável pela a obra e que nova licitação está sendo preparada".
A contribuição da prefeitura com os cursos da Universidade, em longo prazo, será a disponibilização do atendimento da rede municipal de saúde para a realização do curso de medicina. "A gestão municipal dará todo o apoio para o funcionamento do curso com a disposição dos seus espaços. Há dois anos traçamos a meta de transformar o Socorrão em hospital universitário com todas as condições de trabalho. Os postos de saúde também servirão de centros de estágio e treinamento aos estudantes e professores do curso, e futuramente criar o curso de residência médica".
Sobre a parceria, Natalino Salgado afirma que a colaboração do município é fundamental para o funcionamento do curso em Imperatriz. "O prefeito tem sido um grande aliado no processo de implantação do curso de medicina na cidade e sempre se prontificou a viabilizar as condições para um curso de qualidade". (Kayla Pachêco - ASCOM)