A ética profissional é constituída por princípios da conduta humana que definem as principais diretrizes para o exercício de uma profissão. Na medicina, os deveres no desempenho e a responsabilidade são ainda maiores por lidarem com as pessoas em momento de fragilidade. Visando alcançar uma formação ética e com profissionais comprometidos com a vida, o curso de Medicina da Universidade Ceuma campus Imperatriz promoveu uma mesa redonda sobre “Postura e Ética Médica”.

O evento faz parte da programação da Semana de Acolhimento dos Calouros e contou com a presença do pediatra Dr. Itamar Dias Fernandes, da psicóloga professora Me. Sheryrlani Tatiany da Silva, com mediação da enfermeira professora Dra. Carla Araújo Bastos Teixeira.
Durante as explanações do Dr. Itamar Dias Fernandes e da professora Me. Sheryrlani Tatiany da Silva, foram abordadas a relevância dos valores aprendidos na infância e a relação destes com a formação ética do indivíduo. Os valores morais arraigados durante o processo de formação do indivíduo acompanham o indivíduo até a vida adulta, onde este será cobrado não somente como indivíduo ético, mas como profissional ético.
Ressaltou-se também a importância da ética para formação humanista dos futuros médicos, abrangendo um olhar mais ampliado sobre o “cuidar de pessoas” e a postura médica diante dos pacientes e familiares.
“A ética é normativa, ou seja, eu estou atravessada pelo meu valor e você está atravessada pelo seu, mas a ética vem para conduzir a nossa ação em sociedade. Como ela vem como uma regra, muito dificilmente ela sofre as mudanças, por isso que se fala que ela é imutável”, explana a professora Sheryrlani Tatiany.

Semana de Acolhimento
Tendo em vista promover integração entre a instituição e os discentes, o curso de Medicina da Universidade CEUMA, campus Imperatriz, entre os dias 31 de julho a 04 de agosto, realiza a Semana de Acolhimento dos Calouros. Durante a programação os alunos terão a oportunidade de conhecer a instituição, tanto sua estrutura física quanto suas normas de funcionamento, também conhecer os docentes de cada eixo temático e esclarecer sobre seu funcionamento e objetivos.
A pedagoga do curso de Medicina, professora Carla Alexandra Neto, explica que um dos objetivos da Semana de Acolhimento é que os acadêmicos conheçam sobre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), como eles serão avaliados, a necessidade da criação ou da expansão de seus hábitos de estudo e acolhê-los em cada um dos eixos temáticos do curso: Atenção e Educação em Saúde (Tutoria e Laboratório Morfofuncional – LMF), Habilidades Clínicas (HC), Humanidades Médicas (HM), Integração Ensino, Serviço Comunidade e Gestão (IESCG) e Iniciação Científica (IC).
“Neste primeiro momento nós vamos apresentar todos os espaços que vivenciarão diariamente. Eles vão entender qual o papel de cada um nestes espaços de aprendizado, vão conhecer seus tutores, os gestores da instituição para, quando precisarem, saberem quem procurar independentemente de cada espaço em que estejam inseridos”, explicou. (ASCOM CEUMA Imperatriz)