Com o intuito de aproximar o acadêmico das práticas diárias do cuidado com o idoso, foi realizada no último sábado (13) uma ação solidária do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, no Lar São Francisco, instituição de longa permanência para idosos em Imperatriz. A ação foi coordenada pela professora Cláudia Arrais, como atividade do grupo de extensão do curso, que tem como principal foco os idosos.
A partir de trabalhos propostos em sala de aula, os alunos inicialmente pesquisaram e apresentaram conteúdos relacionados ao cuidado dos idosos, desde o estatuto às principais patologias, com o objetivo de fortalecer e capacitar os locais de vivências deste grupo social. A sensibilização tem um caráter de humanização é o que enfatizou a professora Cláudia. “Ao trazermos o aluno para este cenário, ele começa a ter uma visão mais abrangente e diferenciada. Assim, poderá conduzir na sua vida profissional e acadêmica uma forma mais humanizada, de acordo com a realidade de cada família e daquela população em que eles estão inseridos”, frisou.
Os idosos assistiram a um momento musical, participaram da montagem da árvore de Natal e trocaram experiências com os integrantes do projeto. O aluno do segundo período de Medicina, Agamenon Rodrigues Sena Neto, falou da importância desta iniciativa. “Este momento proporciona uma visão mais humanizada e centrada não só na doença, mas no bem-estar do idoso, em como estão vivendo e as medidas que podem ser feitas para melhorar a saúde deles. É muito gratificante vivenciar estes momentos”, afirmou. O projeto também ofereceu um lanche para os moradores do lar.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15185
Curso de Medicina da UFMA promove ação solidária no Lar São Francisco
A iniciativa buscou aproximar os acadêmicos na vivência com idosos da instituição de longa permanência
Comentários