Alunos de Farmácia durante Trote Ecológico

O curso de Farmácia realizou o IV Trote Ecológico - Preservação do Horto Medicinal, na Faculdade de Imperatriz, sendo executores os alunos do 1º período, com apoio dos discentes do 5º período.
Os alunos contaram com as presenças dos docentes Profª. MSc. Jeane Alves Ribeiro, Profª. MSc. Valquíria Luzia de Castro, coordenadora do Curso de Farmácia, Prof. MSc. Daniel Noal, coordenador do Curso de Zootecnia e Sr. Antônio Oliveira Neto, Diretor Administrativo e Financeiro da FACIMP.
A proposta do trote é a conscientização do aluno na contribuição e preservação do meio ambiente, principalmente na plantação de mudas de plantas medicinais que serão utilizadas pelos mesmos no decorrer do curso. A seleção para plantio: Alecrim, Alfavaca, Erva Cidreira, Romã, Capim Santo, Chanana, dentre outras.
Essa foi uma significativa etapa de um projeto que visa à revitalização do horto da FACIMP, o qual inclui nas etapas seguintes a disponibilização de recursos humano e material para a correta manutenção do horto em todos os seus aspectos, sejam agronômicos, botânicos ou estruturais, contando com a supervisão de professores e alunos do Curso de Farmácia e áreas afins.
Pretende-se ainda, dentro deste contexto, a inserção da fitoterapia no SUS do município de Imperatriz, viabilizando o atendimento integrado da população em Fitoterapia - produção de medicamentos fitoterápicos - e promover o resgate e a valorização à cultura popular no que se refere à utilização de plantas medicinais, bem como a introdução de conhecimentos científicos através de palestras educativas, informativos, cartilhas.
Projetos semelhantes estão sendo executados com sucesso em várias cidades do país, como o Projeto Farmácias Vivas, implantado pelo professor Matos na capital do Ceará, Fortaleza, e que serviu de embasamento e suporte para a maioria dos outros projetos de implantação da Fitoterapia na Saúde Pública.