Acadêmicos do curso de Farmácia da FACIMP participaram na última sexta-feira, dia 26 de agosto de 2011, de um Mutirão de Coleta Citológica no Posto de Saúde Vila Lobão, em um “Dia de Mobilização pela Saúde da Mulher”. Desta vez, os beneficiados foram os moradores do bairro Vila Lobão e adjacências (Vila redenção I, Vila Redenção II, Parque das Estrelas, etc).
O objetivo foi ampliar a coleta de Exame Citopatológico, melhorando assim o trabalho de prevenção ao Câncer do Colo do Útero em mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos, de Imperatriz e região Tocantina, conforme preconiza a Lei do Sistema Único de Saúde (SUS - 8.080/90).
O evento foi Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Departamento de Atenção Básica, por intermédio da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), através do projeto “Dia de Mobilização pela Saúde da Mulher”. A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Dra. Graça Dantas, falou da importância da prevenção, lembrando que “o câncer do colo de útero é o que apresenta um dos mais altos índices de cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente. Por isso é importante fazer o exame preventivo periodicamente. Sua incidência é maior em mulheres entre 40 e 60 anos de idade e uma pequena porcentagem ocorre abaixo dos 30 anos”.
O programa contou com relevantes parceiros: tendo destaque o Curso de Farmácia da FACIMP que estiveram presentes com acadêmicos os professores Lúcio André, Márcia Guelma, Guilherme Grazianny e a coordenadora do curso, Profª MSc. Valquíria de Castro. O atendimento com Atenção Farmacêutica direcionada a palestras, orientações individualizadas as pacientes, distribuições de senhas para exames gratuitos em Análises Clínicas, aferição da pressão arterial e testes rápidos de glicemia capilar.
A professora MSc. Valquíria de Castro enfatiza a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, neste caso com a Coordenação da Saúde da Mulher, “uma vez que na conscientização da população, envolvimentos dos alunos de Farmácia e professores voltados com práticas de melhorias da qualidade vida torna-se cada vez mais gratificante podermos fazer algo em benefício do próximo, principalmente na conscientização de um trabalho de prevenção do câncer”.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14191
Comentários