O curso acontecerá em dois módulos, e ao final os participantes receberão certificado de excelência farmacêutica

Acontece nesta sexta e sábado, 14 e 15 de junho, durante todo o dia, o curso "Excelência Farmacêutica", promovido pelo Conselho Federal de Farmácia em parceria com o curso de Farmácia e a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária - SBFC, SBFC-MA e CRF-MA. A programação acontece no Auditório Zulica, na FACIMP.
O curso gratuito é destinado aos egressos, concluintes e profissionais farmacêuticos. De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da FACIMP, professora MSc. Valquíria Castro, "para sermos bem-sucedidos como profissionais, precisamos ser híbridos, metade profissionais de saúde e metade gestores, e é exatamente isso que este curso busca proporcionar".
O lançamento do curso, realizado pela conselheira federal de Farmácia do Maranhão e presidente do SBFC no Maranhão, Dra. Mary Jane Lopes Limeira, contou com a presença do tesoureiro do SBFC, Dr. Amilson Alvares, e do presidente da Farma e Farma, Dr. Rinaldo Ferreira.
A conselheira Mary Jane colocou a importância da qualificação do farmacêutico comunitário, visto que 80% dos farmacêuticos do país atuam na farmácia comunitária diretamente no atendimento à sociedade. Este é um trabalho que já vem sendo desenvolvimento pelo Conselho Regional de Farmácia do Maranhão.
O curso será ministrado em dois módulos: o primeiro que está sendo realizado agora é em "Serviços Farmacêuticos". O próximo está previsto para setembro e será em "Gestão de Farmácia Comunitária". Com a conclusão do curso, será conferido o certificado de excelência farmacêutica aos participantes do mesmo.
As farmácias brasileiras movimentaram em 2012 cerca de R$ 50 bilhões e a expectativa de mercado é que esse volume dobre até 2016. "Há espaço para todo mundo, portanto é preciso melhorar a gestão administrativa e ter domínio dos serviços farmacêuticos para poder se tornar sustentável no mercado, que é viável, porém competitivo", enfatiza a professora Valquíria.