Durante a semana de 24 a 27 de fevereiro, foram realizadas no setor de atendimento da Farmácia escola da Faculdade de Imperatriz - FACIMP ações preventivas com orientações das DST/AIDS e Hepatites Virais, através da distribuição folders e palestras.
As orientações aconteceram também fora da faculdade, como foi dia 26 de fevereiro, onde os alunos do 7º período do curso de farmácia acompanhados pela professora Rayssa Pereira de Castro ministraram uma palestra educativa cujo tema foi DST’S e formas de prevenção. A ação ocorreu em uma Escola Municipal, sendo direcionada para alunos adolescentes a partir do 9º anos do ensino fundamental.
A coordenadora do curso de Farmácia Profª. MSc. Valquíria de Castro informa que as orientações e os serviços de prevenção devem continuar após o período carnavalesco, e que a comunidade local deve procurar o atendimento na Farmácia Escola da FACIMP no período matutino. “Muitas vezes quando estamos no trabalho de orientações farmacêuticas, algumas pessoas aproveitam a oportunidade para nos perguntar a respeito de outros problemas de saúde, ou como, por exemplo, orientações nos medicamentos que utilizam”.
Preocupar-se com o futuro das crianças e adolescentes de hoje, representa cuidar da saúde delas. Ações como esta, levam educação em saúde, dados, formas de prevenção e autocuidados que precisam ser trabalhados não somente pelo meio acadêmico e científico, mas também pelos pais, professores diariamente.
Levar conhecimento mais aprofundado e educação em saúde faz parte do perfil do profissional farmacêutico e através de atos assim, incentivamos e buscamos que nossos alunos tornem-se profissionais cada vez mais capacitados para cuidar de pessoas e da saúde delas.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14944
Comentários