“Crimes contra a administração pública” foi um dos assuntos discutidos no primeiro dia da Jornada Jurídica realizada pelo curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. O evento iniciou na segunda (03) pela manhã com o I Seminário Nacional Constitucional, discutindo temas relacionados à Lei Maria da Penha e o surgimento da corrupção no Brasil.
Para o professor Pós-Doutor e titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Imperatriz, Cássius Guimarães Chai, o objetivo do evento é discutir sobre os direitos fundamentais e essenciais da comunidade, com palestras ministradas por pesquisadores e professores do Brasil, Portugal e Itália. “Os palestrantes vão enriquecer o conhecimento da comunidade com sua experiência, por isso foram escolhidos por sua trajetória acadêmica e profissional”.
O evento, organizado pelo curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz,  tem como tema  Hermenêutica Constitucional e Jurisdição Penal, tendo o apoio do Ministério Público do Maranhão e Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem).
É voltado para alunos, professores, coordenadores de cursos de graduação em Direito, juízes e advogados. Um dos palestrantes foi o Promotor de Justiça do Estado do Maranhão José Tarcísio Bonfim, que descreveu o processo histórico da corrupção no país.
Para a acadêmica do 7º período de Direito, Emyli Pereira, é uma oportunidade que os estudantes têm de conhecer melhor os direitos do cidadão, referente a saúde e a educação, com temas bastante conhecidos. “Essas experiências e conceitos vão me ajudar e orientar na vida pessoal e profissional”.
A Jornada Jurídica está sendo realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, serão debatidos temas relacionados ao Direito e Controle Social. O evento termina nesta quarta-feira (05). (Ascom Imperatriz / Fonte: Roseane Cardoso e Thalita Dias)