Redatores ampliam estudos para elaboração do currículo escolar

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, realizou nessa quinta-feira, 11, reunião de trabalho com os componentes do grupo de redatores da elaboração do currículo do território maranhense em Imperatriz. No encontro, duas primeiras etapas estão sendo discutidas, da educação infantil e ensino fundamental, como primeiro passo para implantação da Base Nacional Comum Curricular, BNCC.

Conforme explica a mediadora da reunião e coordenadora dos anos finais do ensino fundamental, Maria Elinete Gonçalves, a iniciativa possibilita aos redatores uma discussão mais específica sobre currículo escolar para sistematizar as contribuições disponibilizadas nos estudos pelos professores, de forma mais consciente. Além de compreender todo o conceito do currículo, de como deve ser organizado, formatado e o que deve ser contemplado no documento.
“Como nós temos homologado apenas a BNCC, o currículo está sendo elaborado apenas para essas duas primeiras etapas. Depois será elaborada a terceira da educação básica, que é a do ensino médio, porque a BNCC ainda não foi homologada”, explicou a coordenadora.
Esses grupos de trabalho ocorrem em todos os municípios do Maranhão, obedecendo a um cronograma de ações que envolvem estudos com professores, redatores e depois reunião com todos os componentes dos grupos. A próxima etapa também inclui o Ensino Superior, instituições da rede privada, pública e de outras que fazem parte do Conselho Municipal de Educação.
Para o professor Gabriel Pereira da Conceição, “a construção participativa do currículo escolar é baseado na BNCC, mas que vai atender o currículo estadual com suas especificidades regionais e isso é muito importante para a rede de ensino”, finalizou. (Sara Ribeiro – Ascom)