Bastidores da gravação na manhã de sábado
Renata com o ‘Doutor das Panelas’
Entrevista com personagem preparado para a morte

Hemerson Pinto

Os sabores cajá com mel, cobra com cachaça e as quase 400 cachaças diferentes da Farmácia do Ambrósio estão na pauta da jornalista Renata Alves, a ‘Repórter Simpatia’, da TV Record de São Paulo. Nesse final de semana, a responsável pelo quadro ‘Achamos no Brasil’, do programa Domingo Espetacular, esteve em Imperatriz, onde também encontrou ‘Chico Raizeiro’ ou ‘Doutor do Mercadinho’, e o ‘Hospital das Panelas’, na feira da Nova Imperatriz.
Na sexta-feira à tarde, a equipe da jornalista visitou o povoado Bananal, município de Governador Edison Lobão. Na vizinha cidade, ela encontrou o homem que há anos está preparado para a morte, tendo guardada a roupa de vestir no dia do velório, além de ter construído um túmulo no cemitério, aguardando o ‘grande dia’. Em uma das funerárias de Imperatriz, o personagem já encomendou até o caixão.
A tradicional panelada não vai ficar de fora do quadro. Renata e o repórter cinematográfico Pedro provam o prato para saber que gosto tem a famosa iguaria, principal curiosidade que atraiu a jornalista. A equipe de Renata é acompanhada em Imperatriz pelo produtor Denis Lopes, da TV Nativa, afiliada da Rede Record.
“No ano passado, uma produtora do Domingo Espetacular entrou em contato com uma pessoa daqui, que disse que tinha personagens diferentes, curiosos, principalmente no Mercadinho. Personagens é o foco do ‘Achamos no Brasil’, então aonde tem personagens a gente vai atrás. Achamos até o ‘Hospital das Panelas’. A gente já viu hospital de tudo, mas de panelas, só em Imperatriz (risos)”, diz Renata Alves.
O carinho do público imperatrizense pela jornalista da Rede Record ficou registrado em fotos com os fãs, nos locais onde visitou em busca dos personagens. A data para exibição do material produzido em Imperatriz ainda vai ser definida.

A jornalista – Renata Alves iniciou a carreira na TV Atalaia, afiliada da Rede Record em Aracaju, capital de Sergipe, como repórter de assuntos gerais, época em que chegou a cobrir editorias de política, esporte, cidade, polícia, entre outras, na capital sergipana.
Aos poucos, os personagens históricos começaram a ser inseridos nas pautas. Logo Renata ganhou espaço na rede nacional para as matérias divertidas, em programas como Câmera Record e Tudo A Ver Sergipe. Desde 2006, Renata Alves viaja o Brasil para o Domingo Espetacular.