O presidente da AIL, Trajano Neto, concede entrevista à jornalista Clara Costa na estreia do programa

Domingos Cezar

Sob a chancela da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), o programa Cultura na TV estreou no último sábado (12), no período de 7h às 7h30, na TV Difusora Sul. O programa, em formato de revista eletrônica, trata da riqueza cultural de Imperatriz, da região tocantina e do Maranhão.
O Cultura na TV nasceu da iniciativa da jornalista Clara Costa, de fazer um programa de cunho cultural para a cidade e região. "A ideia foi abraçada pela Academia Imperatrizense de Letras, que também já tinha o desejo de lançar um produto audiovisual com essa natureza", explica a jornalista.
"Depois de exibido, ele será disponibilizado na internet: Facebook e Youtube, gerando e aumentando mais a visualização de cada programa", afirma o acadêmico Marcos Fábio Belo Matos, pós-doutor em Comunicação e professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
O programa é pautado com uma criativa abertura seguida de uma reportagem especial, uma entrevista, geralmente com professores, pesquisadores, artistas e autoridades, dica de leitura denominada de "Resenha em Pauta", tratando sobre uma indicação de leitura, feita em vídeo, por uma pessoa da comunidade.
A pauta prossegue com uma curiosidade, uma pequena matéria abordando algo pitoresco; uma agenda cultural, espaço destinado a divulgação de eventos culturais, shows, lançamentos de livros, concursos literários, mostra de artes visuais e o encerramento com a palavra de um acadêmico e clipe musical de cantores locais e regionais.
Para o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, o programa é diferente de tudo que existe na TV de Imperatriz. "A ideia é, semanalmente, propiciar à população uma pequena aula de cultura, com quadros leves, mas cheios de conteúdo, marcados por um texto inteligente e uma produção bem cuidada".