Som alto, guitarra, baixo e bateria. Adolescentes dançando e cantando sucessos dos anos 80 e 90. Enquanto outros colegas recitam poesias e se alegram com os versos de poetas da nossa cultura. Essa é cara da Sexta Cultural, que acontece todas as sextas-feiras no Colégio Coc.
Idealizado pelo produtor cultural Axel Britto, o projeto começou no início deste ano e já é sucesso entre os alunos, bem como nas redes sociais facebook e Instagran. São fotos e frases que transitam pelo ambiente virtual espalhando poesia e canção em Imperatriz.
“É um prazer enorme proporcionar aos jovens da cidade momentos de conhecimento e entretenimento que tenham como foco a cultura. Sempre quis fazer parte um projeto que inserisse de maneira mais incisiva elementos da música popular brasileira e arte em geral no cotidiano das escolas”, afirma o produtor.
A cada semana novos jogos culturais são propostos, levando os jovens a pesquisarem autores e poetas brasileiros, ao passo que brindes são distribuídos para os participantes.
De Chico Buarque a Tati Bernardi, passando por Vinícius de Moraes e Clarice Lispector, são os versos recitados no recreio. E a música? “É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã” cantaram os alunos ao som da banda Madame Lulu em uma das edições do evento. E tem música para todo gosto!
“Amanhã vou fazer uma coisa que há tempos sempre tive vontade e só agora consegui: levar música para a escolas”, revela Clézio Naododoph, baixista da banda Assalto - Uma das atrações que participaram da Sexta Cultural. E a banda comemora nas redes sociais “Mais um grande show! E com certeza pra sempre será lembrado”.
Aprender brincando é a grande intenção do projeto. Cultura e arte são ingredientes indispensáveis à formação intelectual de todo jovem. (Rebeca Avelar)