Organizada pelos acadêmicos do terceiro período do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da disciplina de Oratória, sob orientação do professor Marcos Fábio Belo Matos, a palestra sobre os cuidados com a voz procurou alertar os estudantes e demais convidados sobre os perigos, benefícios e cuidados para ter uma boa comunicação verbal. O evento ocorreu, na última sexta-feira (10), no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Centro.
A fonoaudióloga Ticiany Viana conversou com os estudantes sobre a importância da voz em um bate papo descontraído e bem prático. O primeiro ponto abordado por ela foi como ter uma respiração correta. Aliado a isto, Ticiany também explorou sobre a boa comunicação verbal e a importância de se preocupar em passar a mensagem correta e clara, em uma conversa, por exemplo.
A postura dos pés, dos ombros e até a frequência em que se pratica a respiração de forma correta são elementos fundamentais para a emissão vocal. Sobre a voz, a fonoaudióloga esclareceu que é um elemento fundamental para caracterizar cada pessoa.  Segundo Ticiany, as pessoas são qualificadas por quatro coisas: pelo que parecemos, fazemos, dizemos e a maneira com que dizemos.
Para a acadêmica de jornalismo, Juliana de Sá, que tem como preferência ao terminar a graduação, ingressar no mercado de trabalho na área da TV ou do rádio, cujos segmentos necessitam do cuidado da voz, a palestra serviu para entender melhor de como se prevenir. “Eu devo ter mais cuidados com a minha voz, eu falo muito alto e é necessário como profissional da comunicação ter alguns cuidados. No final do dia sinto muitas dores na garganta, irritação, e eu acho que eu tenho que mudar. Então procuro participar de palestras e eventos que me mostrem os cuidados que eu posso ter até em casa mesmo”, comenta Juliana.
Sobre a prevenção, Ticiany mostrou a preocupação das pessoas a procurarem, na maioria das vezes, apenas em casos graves. “Infelizmente as pessoas só chegam até fonoaudiólogo quando têm algum problema, então já chegam procurando o tratamento”, esclarece.
A fonoaudióloga ressaltou a importância do trabalho realizado pelo professor Marcos Fábio com os alunos, pois se trata de prevenir profissionais que tão logo se formarão profissionais da comunicação. “Esse trabalho que está sendo realizado aqui, pelo professor Fábio, para falar da parte orgânica da produção da voz, serve para nós acendermos uma luz de alerta porque os alunos ainda não estão trabalhando com a voz no momento”, aponta.
Outra recomendação para trabalhar melhor a voz é ter uma alimentação saudável, beber pelo menos oito copos de água por dia, além de praticar atividades físicas regularmente, pois contribui para uma melhor respiração. (Ascom UFMA Imperatriz)