Ao todo, 49 cuidadores classificados foram convocados para participarem de uma manhã de capacitação

Na manhã dessa quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, através do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, realizou capacitação com 49 cuidadores que irão atuar em escolas da rede municipal de ensino.

Os aprovados e excedentes no processo seletivo regido pelo edital nº 002/2015, que trata da contratação em caráter temporário de cuidadores, participaram de capacitação específica, conforme esclarece Leila Lopes, coordenadora do SIADI.
“Ao todo, 49 cuidadores, classificados em processo seletivo, foram convocados e convidados para participarem de uma manhã de capacitação com a pedagoga e especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Suely Fernandes Barbosa, e com a fisioterapeuta Natália Barros. Dentre os temas abordados, eles compreenderam que o cuidador é alguém que cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida. Dentro da escola eles irão atuar como profissionais de apoio, necessários para dar acessibilidade e atendimento às necessidades específicas dos estudantes”, esclareceu.
Leila ressaltou que dentre as informações e esclarecimentos foi deixado claro onde eles irão atuar e o que é ou não sua função. “Os cuidadores atuarão especificamente em escolas. Não é função do cuidador desenvolver atividades educacionais diferenciadas, ao aluno alvo da educação especial, e nem responsabilizar-se pelo ensino deste aluno e realizar procedimentos técnicos que sejam de competência de outros profissionais, tais como fazer curativos complexos, colocar ou retirar sondas”. (Luana Barros - ASCOM)