O Departamento de Saúde e Prevenção nas escolas, com trabalho contínuo de conscientização, visitou mais uma unidade de ensino da rede municipal nessa terça-feira, 20. Crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Santa Maria, bairro Nova Imperatriz, foram contempladas com palestra educativa com o tema "Drogas e suas consequências".
"O objetivo é conscientizar de forma lúdica os alunos sobre a importância de se prevenir contra o uso de drogas e esclarecer à comunidade escolar sobre os males para a saúde e o convívio social", explicou a coordenadora de Saúde e Prevenção nas Escolas, Valdina Aguiar.
Aplicando uma metodologia adequada ao público, as orientadoras Edileuza Alencar e Valdina Aguiar utilizaram recursos com exposição de vídeos, desenhos animados, música, dança e participação das crianças para abordar o assunto. "Realizados uma conversa bem lúdica, leve e de fácil compreensão, incentivando a participação das crianças como método avaliativo para verificar, através da oralidade, se entenderam a mensagem", observou Edileuza.
Na coordenação da escola, com mais de 290 alunos, a gestora Maria Vieira elogiou a iniciativa. "Foi uma palestra muito boa. A gente vive numa sociedade que as próprias famílias estão se corrompendo, com membros usuários e muitas das crianças vivem nesse ambiente. É importante que conheçam os malefícios das drogas ao ser humano".
Com 10 anos, a aluna Natália Sousa participou do debate e mostrou grande compreensão ao assunto. "Aprendi que droga faz muito mal a nossa saúde e nossa vida", finalizou. (Sara Ribeiro - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16092
Crianças recebem orientações contra as drogas
Palestra utilizou recursos lúdicos para facilitar compreensão dos alunos
Comentários