Não atravessar a rua fora da faixa de pedestres, respeitar as sinalizações, dar preferência. Essas foram algumas das lições aprendidas por crianças que participaram da Cidade Portinho Seguro. A estrutura foi instalada na praça de eventos do Imperial Shopping.
Na oportunidade, as crianças aprenderam como se portar na direção, utilizando bicicletas num circuito com cruzamentos, semáforos e outros elementos presentes em ruas e avenidas. Durante cinco dias, o local recebeu cerca de 600 crianças entre 5 e 11 anos. O projeto visa incentivar a educação no trânsito por meio de atividades lúdicas.
O gerente da Porto Seguro em Imperatriz, David Dutra, explica como funciona a iniciativa. “Essa é uma ação social que a companhia faz há 10 anos para contribuir para melhoria no trânsito. Porque é muito complicado mudar a mentalidade de um adulto. Então, plantar a sementinha das leis de trânsito nessas crianças já é um começo, pois eles são os motoristas de amanhã”.
Especialmente nessa terça-feira (6), o projeto recebeu alunos do Colégio Santa Luzia. A coordenadora pedagógica, Denisy Sanglard, ressalta a contribuição dessa atividade para os alunos. “Hoje eles vão vivenciar na prática o que eles já aprenderam nas aulas na escola sobre o trânsito. O interessante é que eles aprendem e transmitem esse conhecimento aos pais. Então é muito importante que eles estejam vivenciando esse momento”.
Durante a aula, os pequenos assistem ao vídeo educativo com as orientações de como se portar no trânsito e participam de um jogo de perguntas e respostas para fixar o conhecimento. Em grupo de oito, as crianças percorrem o circuito sendo observadas pelos instrutores e recebem multas fictícias quando não cumprem a lei e são orientadas para não cometerem esses erros novamente. Ao final, cada um recebe uma ‘Carteirinha de Motorista Mirim’, para se lembrar do que foi aprendido.
A gerente de marketing do Imperial Shopping, Tânia Lemos, ressaltou que faz parte da filosofia do Imperial Shopping incentivar esse tipo de atividade. “Essa é uma oportunidade para que todos reflitam sobre o seu papel no trânsito. É muito importante que desde pequenas as crianças possam ter a oportunidade de aprender e repassar aos pais o respeito e os cuidados com as leis de trânsito. Acreditamos que é nosso papel contribuir para isso”.
O projeto - Fundada em 1988, a cidade Portinho Seguro possui sede fixa no bairro da Mooca, em São Paulo. Em 2003, por meio de estrutura itinerante e inflável, a cidade começou a percorrer diversas cidades em vários estados. Em seus mais de 10 anos de existência, o projeto já atendeu mais de 300 mil crianças em 83 cidades diferentes.