Encerramento do projeto contou com a participação do escritor e jornalista Edmilson Sanches

Crianças de 5 a 11 anos, alunas da escola Delta Infantil, de Imperatriz, desenvolveram uma intensa movimentação: candidataram-se aos cargos de presidente, governador, senador e deputado. As turmas dos períodos da manhã e tarde apresentaram candidatos para todos os cargos e elaboraram plataforma de ações individuais, que foram expostas na tentativa de convencer os eleitores.
As eleições foram atreladas a discussões relacionadas ao meio ambiente. Desta vez, os alunos discutiram os biomas, que são o ambiente com certas características ecológicas, às quais os seres vivos se adaptam e nele vivem e convivem. Foram estudados três biomas: o Amazônica, o da Mata Atlântica e o Pampa. O estado do Maranhão se inclui em grande parte no primeiro bioma. Dentro do espírito ecológico das eleições, cada candidato apresentou-se como uma das espécies animais, incluindo-se mamíferos e pássaros.

Palestra

Para o encerramento do projeto, a escola convidou o jornalista Edmilson Sanches, que conversou com cerca de duzentas crianças nos dois turnos. Interagindo o tempo todo com os alunos, Sanches revelou que Imperatriz marca o encontro de dois biomas, o Amazônico e o Cerrado, tanto que o município é chamado de “Portal da Amazônia”.

Perguntas

As crianças fizeram dezenas de perguntas ao jornalista, envolvendo desde assuntos políticos, ambientais a aspectos relacionados à urbanização. A aluna Manuela (Manu) perguntou porque crianças não podem votar nas eleições do Brasil. Sanches passou a pergunta para reflexão e resposta das demais crianças, que disseram que criança não vota “porque não tem responsabilidade” ou “porque faz coisas erradas”. Edmilson Sanches explicou que crianças têm, sim, responsabilidade (quando fazem o “dever de casa”, as tarefas da escola; quando obedecem os pais e professores; quando tomam os medicamentos recomendados pelo médico, com a ajuda da mãe ou do pai etc.). Sanches disse que os adultos também fazem “coisas erradas”. Portanto, segundo Sanches, as crianças não votam porque existe um tempo certo para certas coisas; assim, lembrou que, da mesma maneira como na Natureza tem tempo certo para plantar e para as plantas darem frutas; assim como tem um tempo para o período de chuvas, entre outras coisas, também há na vida humana uma idade em que as pessoas devem participar de certos momentos sociais e políticos - no caso das eleições, a partir dos 16 anos.

Novidades

A pedagoga Rita Mariano, proprietária e diretora da escola, anunciou junto a Edmilson Sanches a criação do “Clubinho Delta”, a ser integrado e dirigido pelos alunos para que sejam parceiros nas discussões e realização de diversos projetos, entre os quais a comemoração de datas festivas. Imediatamente ao anúncio, os alunos responderam com palmas e gritos de aprovação.
Outra novidade da escola: o Delta infantil será, a partir do próximo ano, o primeiro estabelecimento de ensino de Imperatriz e região a adotar o sistema de tempo integral. O aluno passará as manhãs e tardes na escola e, além dos conteúdos curriculares, participará de aulas e eventos relacionados a esportes, música, cidadania, aprendizado de língua estrangeira etc. (Assessoria / Delta Infantil)