Não deu pra segurar tanta emoção. Pela primeira vez na vida, crianças com autismo entravam em uma sala de cinema, descobrindo aos poucos o universo da sétima arte. A ação de assistência cultural foi promovida na última terça-feira pelo Cine Star, no Tocantins Shopping, em parceria com o Caps – Centro de Atenção Psicossocial.
Dessa vez as luzes não se apagaram, para não agitar os pequenos. Ainda assim era possível perceber os olhares atentos em direção à tela, onde passava um filme infantil.
De acordo com a psicopedagoga Nádia Carvalho, que trabalha diretamente com crianças autistas do Caps, momentos assim são importantes para o desenvolvimento das crianças.
“A criança precisa aprender a conviver socialmente, isso auxilia ainda mais no seu desenvolvimento psicológico. As pessoas que estiveram na sessão puderam interagir com eles e foi lindo ver isso”, comenta.
Após a sessão, as crianças foram direcionadas a avaliação nutricional, realizada em parceria com uma faculdade particular da cidade. Para finalizar a tarde, os pequenos aproveitaram o parque eletrônico do shopping para se divertirem.
Sueli Soares esbanjava felicidade: “É lindo ver meu filho brincando, interagindo. Acredito que todas as mães estão se sentindo realizadas e felizes em ver seus filhos assim”, explica.
A ação foi realizada em lembrança ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo - 02 de abril - e organizada pela Clínica Resilience, CAPS e Cine Star, com o apoio do Tocantins Shopping.
Autismo - O Autismo atinge 70 milhões de pessoas no mundo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que desde 2007 promove ações para que a sociedade discuta o assunto, na tentativa de eliminar o preconceito e trazer esclarecimentos.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15575
Comentários