Entre músicas e brincadeiras, crianças aprendem sobre o uso e cuidados com a energia elétrica

Os alunos da Escola Marly Sarney (SESI) participaram nessa segunda-feira (9) da IV Mostra Científica com o tema “Terra: o planeta vida e as diversidades culturais, sociais e tecnológicas”. Este ano os dois eixos de definições da mostra abordaram a energia como o assunto principal. O evento teve a parceria CEMAR com o objetivo de esclarecer aos alunos os riscos de acidentes tanto domésticos quanto nas ruas, além de orientá-los sobre o uso da energia de forma correta em casa.
A agente da comunidade da Cemar, Francisca Cazote, participa de atividades educativas há mais de um ano. Para ela, é gratificante contribuir com informações preventivas. “Buscamos contribuir para que a informação chegue de forma mais rápida à população. Por meio das crianças, tornamos seus pais mais conscientes quanto ao uso da energia”, esclarece.
Os eixos “Projeto energia, economizar para melhorar” e “Crianças informadas, sociedade mais segura” foram discutidas entre os mais de 70 alunos da educação infantil, abordando assuntos específicos como a segurança na comunidade, uso racional de energia, além de esclarecer dúvidas sobre o projeto ECOCEMAR.
Silvânia de Sá, coordenadora de Educação Infantil do Sesi, avalia de forma positiva ações como esta, pois aproximam as crianças de temas importantes, além de torná-las multiplicadoras deste conteúdo. “Neste primeiro momento estamos sensibilizando as crianças, em seguida queremos falar também com os pais”, disse a coordenadora.
De olhos atentos e anotando todas as dicas que foram repassadas pelo técnico em segurança do trabalho, Marcos Túlio, as crianças interagiram por meio de um jogo de perguntas e respostas, dinâmicas e receberam cartilhas com orientações e dicas de segurança.
“A energia precisa ser utilizada de maneira adequada, é preciso ter cuidado com a energia, pipas na fiação, cabos soltos, extensões, tomadas, são dicas importantes de como evitar acidentes”, explicou Marcos Túlio.
Ao final do evento, as crianças receberam brinde e cada turma vai produzir relatórios com o conteúdo do que foi discutido na mostra. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)