Hemerson Pinto

Entre as oito indicações apresentadas e aprovadas na Câmara Municipal na manhã de terça-feira, a do vereador Francisco Rodrigues da Costa, Chiquim da Diferro, sugerindo ao governador Flávio Dino e ao secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, a construção de uma Central de Abastecimento em Imperatriz.
De acordo com a indicação, a Central Estadual de Abastecimento (Ceasa) deveria ser criada em Imperatriz para aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros, valorizando o produtor rural da região. Em grandes Centros onde existem as Ceasa maior parte dos produtos, como frutas, legumes e flores, comercializadas em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões, são compradas nas centrais. 
Uma Ceasa em Imperatriz deveria servir como ponto de distribuição desses produtos, reunindo a produção da zona rural do município. O funcionamento é da seguinte forma: o produtor agrícola envia caminhões com suas produções à Ceasa. As bancas vendedoras da Ceasa vendem os produtos aos compradores (varejistas) e repassam o valor de venda aos produtores rurais, ficando com uma comissão sobre o total comercializado. 
A indicação foi aprovada e segue para as comissões competentes da Câmara, depois será enviada ao Governo do Estado e à Secretaria de Indústria e Comércio. Ser executada ou não, fica a cargo dos destinatários.
Além da indicação do vereador Chiquim da Diferro, os vereadores votaram e aprovaram mais sete indicações, tratando sobre assuntos relacionados à infraestrutura nas ruas de Imperatriz, trânsito e esporte. A construção de uma praça na vila Chico do Rádio também foi sugerida na primeira sessão da semana.