As 33 creches que integram a rede municipal de ensino na zona urbana e rural de Imperatriz receberam nessa semana do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e do secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, livros didáticos, brinquedos e biblioteca infantil. Simbolizando todas as creches, as autoridades visitaram as creches Risco e Rabisco, Aconchego e Portal da Amazônia e na Escola Pequeno Príncipe.
Lana Zuza, coordenadora do Setor de Educação Infantil, explica de que forma a entrega do material beneficiará os alunos. “Todas as 33 creches da rede municipal de ensino de Imperatriz receberão livros didáticos, kit multimídia, 126 livros referentes à educação infantil para compor uma biblioteca e brinquedos que irão subsidiar os professores. Todo esse material de brinquedos, kit multimídia e biblioteca estão dentro das diretrizes curriculares para a Educação Infantil que possui dois eixos norteadores para desenvolver o cognitivo e o motor da criança, são as interações e as brincadeiras. Ao todo, 12.685 crianças serão beneficiadas com estas ações”.
Para o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, investir em educação é investir no futuro. “A semente mais sagrada que tem é a gente cuidar dessas crianças para que elas, quando crescerem, possam superar o que cada pai e cada mãe é. A maior vitória de um pai e de uma mãe é que seu filho alcance muito mais do que ele alcançou e não tem outro caminho que não seja através da educação. Antigamente não existiam creches e quando existia era só para brincar; no começo da nossa administração não havia livros para as creches e depois conseguimos realizar a entrega de livros. Agora, realizamos a entrega de livros, da biblioteca infantil e dos brinquedos”.

O material didático

O material didático que será utilizado nas creches e em turmas de Educação Infantil nas escolas municipais de Imperatriz é da coleção “Gira o Mundo”, do Grupo UNINTER. Segundo a equipe da UNINTER, essas obras priorizam os fundamentos e recursos essenciais a práticas de cuidado e educação da criança nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social. O projeto educativo da coleção aborda temas sociais, valoriza práticas de escrita, de desenho, do brincar, do cantar, de ouvir histórias, poesias e narrativas em diferentes contextos, respeitando as características da criança de dois a cinco anos de idade. (Luana Barros - ASCOM)