Miriam Reis, secretária municipal de Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), tem mantido diversos programas sociais e de inclusão social em Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão. A informação foi prestada ontem à reportagem pela secretária Miriam Reis, da Ação Social.
Segundo ela, a comunidade tem sido atendida por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que dispõe de uma equipe multidisciplinar para prestar o melhor atendimento à população de Imperatriz. “Nós dispomos de educadora social, pedagoga e psicóloga. O trabalho tem sido feito de forma contínua”, disse.
Miriam Reis reconhece que o prefeito Sebastião Madeira tem feito um grande trabalho na área social de Imperatriz. “Nós prestamos centenas de atendimentos à comunidade no decorrer deste ano, pois contamos com o apoio do prefeito Madeira”, assinala.
Ela explica que o Creas oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos - violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
A secretária frisa que “a oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada”. “Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção”.
O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. (Comunicação)