A fiscalização realizada pelo Crea-MA será ainda mais ampliada com a aquisição de dez veículos novos que foram doados pelo Crea do Rio Grande do Sul. Atualmente, o órgão está investindo muito nas fiscalizações itinerantes realizadas pelos fiscais das inspetorias e também da sede do Conselho.
Na fiscalização são solicitados todos os documentos necessários para uma obra ou serviço. Um destes documentos é a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que traz informações úteis para o profissional, para a sociedade, para o contratante e, ainda, auxilia a verificação do efetivo exercício profissional.
A doação dos novos veículos, que chegaram recentemente no Crea, foi oficializada durante a plenária no Rio Grande do Sul, em maio deste ano. A reunião teve a participação do presidente licenciado do Crea-MA, o engenheiro mecânico Cleudson Campos de Anchieta, que fez a solicitação dos carros.
O presidente em exercício do Crea-MA, Clovis Filho, informou que, como parte do primeiro ciclo da Fiscalização Itinerante 2017/2018, iniciada em maio, durante toda esta semana oito fiscais estão em aproximadamente 15 municípios que integram as inspetorias de Açailândia, Imperatriz e Pinheiro.
De maio até hoje já foram fiscalizados municípios de diversas inspetorias, tais como Grajaú, Pedreiras, Barra do Corda, Balsas e Barreirinhas.
A previsão é de que em maio de 2018 seja encerrado o segundo ciclo da Fiscalização Itinerante 2017/2018.
Durante a ação são fiscalizados o exercício e a atividade profissional. A atuação do Crea acontece sobre os chamados grupos profissionais (Engenharia, Agronomia e Especiais dos níveis superior e técnico), compreendendo as modalidades profissionais (das Engenharias): Civil, Eletricista, Mecânica e Metalurgia, Química, Geologia e Minas, Agrimensura e Especiais (de Segurança do Trabalho).
Comentários