Com o objetivo de apresentar à comunidade os produtos confeccionados nos cursos de capacitação profissional, a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do bairro Santa Rita, promoveu ontem (17) mais um Bazar Social.
A iniciativa foi da própria coordenação do serviço, que aproveitando a solenidade de encerramento dos cursos deste trimestre e entrega de certificação profissional para mais de 130 pessoas, utilizou o mesmo espaço para expor e comercializar os artigos produzidos nas oficinas dos cursos de pintura em tecido, capitonê, corte/costura, bordado em fita e pedraria em sandálias.
“O Bazar foi uma oportunidade para expor as peças de artesanato, as roupas e tantos outros artigos produzidos pelos participantes dos cursos de inclusão produtiva. Nossa intenção maior é trazer a comunidade para participar das nossas ações, conhecer os trabalhos desenvolvidos e ainda aflorar o sentimento de orgulho das alunas em ver suas produções sendo apresentadas e comercializadas, uma vez que a maioria irá iniciar uma nova carreira profissional através do que foi aprendido aqui no CRAS”, declarou a coordenadora do CRAS Santa Rita, Erika D’Ávila, sobre o evento.
Ela explicou ainda que as oficinas visam promover a qualificação para geração de emprego e renda das famílias que vivem em situação de risco social, especialmente aquelas beneficiárias do Programa de transferência de renda - Bolsa Família. “A oferta de cursos pelos CRAS, além de contribuir na geração de renda e autonomia familiar, proporciona momentos de socialização entre os usuários, fortalece vínculos familiares e comunitários, garantindo direitos à cidadania das famílias atendidas pela Política de Assistência”, reforçou.
Miriam Ribeiro, secretária de Desenvolvimento Social, frisou que faz questão de estar presente aos eventos relacionados à inclusão produtiva por entender o quanto é importante a participação de todos os envolvidos e vivenciar momentos de realização de um sonho ou até mesmo de uma determinada intenção na vida de muitas mulheres atendidas no CRAS.
“Eu sempre gosto de estar nesses eventos, porque acho muito importante a participação das alunas, não só pelo certificado que recebem, mas pela convivência, pela aprendizagem, por estar em um meio que possibilita enxergar outros horizontes e conhecer pessoas. Talvez, esse seja nosso maior objetivo, fazer com que as mulheres, maioria nos cursos, conquistem uma autonomia, a liberdade, que possam caminhar com as próprias pernas e saber que são capazes, com condições de terem acesso a um curso profissionalizante, e consequentemente a uma profissão”, destacou.
Joseane Pereira Gomes, de 25 anos, ao receber o certificado do curso de bordado em fita, aproveitou para agradecer a iniciativa pelo Bazar com a exposição de suas peças, assim como para relatar os motivos que a fizeram procurar o CRAS. “Eu comecei o curso porque não posso trabalhar fora por conta do meu filho que é especial e precisa dos meus cuidados. Então, eu pensei que participando de um curso que pudesse trabalhar em casa teria uma renda extra e ajudaria meu esposo e meu filho. Assim, escolhi um curso que eu já me identificava e agora estou muito feliz pela oportunidade que o CRAS me deu”, agradeceu Joseane, emocionada. [Sara Ribeiro – ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15137
CRAS Santa Rita realiza Bazar Social com produtos e cursos de capacitação
Na oportunidade, mais de 130 alunos receberam certificação profissional
Comentários