Na manhã de ontem (24), o Cinturão Verde de Imperatriz foi espaço de aprendizagem para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos que participam do projeto “Preserve o Meio Ambiente”.
Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do grande Cafeteira, o projeto contempla 33 crianças e adolescentes inseridas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, objetivando despertar a consciência cidadã nos pré-adolescentes sobre a importância da temática, bem como mostrar as formas de aproveitamento do meio ambiente a partir da sustentabilidade, a produção de alimentos, a utilização do solo e da água.
De acordo com a pedagoga responsável pelo projeto, Neurilene Morais, o local mais adequado para a ação prática do projeto foi uma plantação de hortaliças.
“A cada mês é abordada uma temática diferente e fazemos questão de sair da teoria para ações práticas. Foi por isso a escolha de um local de plantação de hortaliças, tendo em vista que é um local adequado, porque aqui tem vários tipos de plantações, com espaço amplo e bastante verde. Além das formas de cultivo, há o trabalho com a terra, uma plantação sustentável e sem agrotóxico”, destacou a pedagoga.
Demonstrando grande interesse pela visita, Islânia de Araújo Sousa, de 11 anos, destacou que aprendeu bastante. “Gostei muito e aprendi muita coisa, principalmente que temos que preservar o meio ambiente, cuidando do solo, do ar e a forma como se planta”, disse.
Todas as orientações sobre o cuidado com a terra, o aproveitamento das hortaliças, o cuidado com a poluição e a utilização da água nas plantações foram repassadas por um engenheiro agrônomo responsável pelo local. (Sara Ribeiro - ASCOM)