Os administradores da segunda maior cidade do estado podem contar com o Conselho Regional de Administração no município. A nova sede, inaugurada na última quarta-feira (25), irá atender Imperatriz e toda a região Tocantina. “A região tem um número considerável de faculdades de Administração, a expansão do Conselho é necessária e estratégica”, disse a presidente do CRA-MA, Aline Mendonça.
A delegação do CRA-MA de São Luís promoveu em Imperatriz o “I FÓRUM DE GESTÃO PÚBLICA DA REGIÃO TOCANTINA”. O fórum reuniu professores, coordenadores de cursos e alunos dos cursos de Administração da região. “Nossa intenção é aproximar a academia do Conselho. Estamos aqui para estreitar essa parceria e promover a valorização do profissional em todo o estado”, disse o diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-MA, Jaylson Mendonça. Durante o evento, foi dada posse ao novo delegado do CRA na Região Tocantina, o administrador Antonio Lucena. A nova sede do CRA-MA em Imperatriz está localizada na rua Dorgival Dantas, número 1000.
Na programação do Fórum foram tratados temas como “A nova gestão pública municipal”, proferida pelo conselheiro federal Samuel Melo Júnior; “O Contexto Institucional e legal da Gestão Pública”, proferida pelo vice-presidente do CRA-MA, Ilmar Polary, e a “Inserção do Administrador na Gestão Pública”, proferida pelo diretor financeiro do CRA-MA, Mariano Rangel.
Emerson Campos, professor da UNISUL do município de Balsas, disse que foi uma excelente oportunidade de ter no mesmo encontro as representações regional e estadual do conselho de administração. “Ter a figura de um delegado na região nos fortalece e faz com que a profissão de administrador seja mais bem vista e mais respeitada”, concluiu Emerson.
O professor Carlos Vaz, da FACIMP, disse que esse é um novo momento para os administradores não só de Imperatriz, mas de todo o país. “As atenções estão voltadas para os administradores, é preciso trabalhar cada vez mais com segurança e seriedade e trabalhar assim é trabalhar dentro da lei”, concluiu.
“O número de administradores em cargos de gestão e chefia no setor privado cresceu nos últimos 10 anos, temos que ter essa mesma vontade no setor público. O profissional do futuro é o administrador”, disse o conselheiro federal Samuel Melo Júnior.
A presidente do CRA-MA, Aline Mendonça, falou sobre a importância do cargo de administrador público nas esferas municipal e estadual. “Nossa profissão está em um momento propício para as oportunidades, existe um clamor pela gestão pública de qualidade e nada mais certo que ter um administrador cuidando da gestão pública”, disse a presidente.
O CRA-MA está desde o início desta semana com um fiscal realizando ações em Imperatriz e outros municípios da região Tocantina. “Essas ações são necessárias principalmente para o bem da população, que são os usuários dos serviços dessas empresas”, disse Gabriel, fiscal do CRA-MA. Durante o evento em Imperatriz, outras ações foram anunciadas, como a criação de delegacias do CRA em outros municípios do estado, eventos como o EMAD, cursos de formação, fiscalização em empresas e a formação de uma frente que congregará administradores para cobrar o cargo de administrador público.
Comentários