Visita tem o objetivo de acompanhar a forma de armazenamento e produção da merenda escolar

A equipe de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Semed, realizou nessa segunda-feira, 11, visita técnica na Escola Municipal Jair Rosignoli, no bairro Santa Inês. Com público de 291 crianças, pela manhã, tarde e três turmas de período integral, o intuito é acompanhar a forma de armazenamento e produção da merenda oferecida.

As nutricionistas verificaram toda a parte de organização, limpeza, higienização da cozinha e despensa, preparo e validade dos alimentos, cumprimento do cardápio utilizado no município e orientação de boas práticas de manipulação para as merendeiras.
"Nossa presença visa melhorar o trabalho e verificar se estão seguindo na normalidade aquilo que é passado pelas profissionais. Hoje a gente faz essa visita de campo em todas as cozinhas das escolas municipais, até para detectar e acompanhar o recebimento e utilização da merenda", informou a nutricionista Sâmia Gardênia Teixeira.
A ação observa também sobre o controle de pragas, prazo da última dedetização, alvará de funcionamento, caderno de controle de estoque, utilização das balanças para pesagem dos alimentos, higienização das caixas d'água e lavagem das bancadas antes da produção das refeições. "Além das documentações, acompanhamos as entregas de mercadorias dos fornecedores e do feedback que sempre temos com a gestora para informá-las dos resultados", destacou a nutricionista Illys Almeida.
Merendeira da escola, Eva Pereira da Silva Alves aprova as visitas. "Além do cardápio, nós também utilizamos a criatividade no preparo das refeições. E com a presença delas, sempre aprendemos alguma coisa nova, pois com as orientações vemos onde estamos errando e buscamos melhorar", declarou.
O departamento de Nutrição da Semed é dividido em equipes com tarefas específicas para cada membro. Uma se dedica a fazer as avaliações nutricionais, outra para inspeção das cozinhas e refeitórios, e também a fazer a aceitabilidade dos alimentos e cardápio da merenda escolar. (Sara Ribeiro - Ascom)