A superintendente municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Imperatriz, a nutricionista Andressa Jacqueline Silva Assunção, confirmou ontem que, no período de 14 a 16 de setembro, será realizado em Imperatriz o Curso sobre Educação Alimentar, oferecido pelo Programa Cozinha Brasil.
O evento será realizado no SESI e terá a participação de funcionários voltados da área da alimentação de alguns programas da SEDES, tais como Restaurante Popular, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), ProJovem, Casa Lar, Casa de Passagem, Casa do Idoso e entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos.
Andressa Assunção assinala que a intervenção nutricional no dia a dia dos manipuladores de alimentos, tais como merendeiras e cozinheiras, é de suma importância para um aperfeiçoamento do trabalho realizado por eles, já que influencia na melhoria dos serviços prestados.
“A educação alimentar tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo ao bem-estar geral do indivíduo”, destaca a nutricionista.
A superintendente de Segurança Alimentar assinala ainda que a educação alimentar é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida. O resultado desse processo, ensina ela, é a mudança de comportamento e não somente a melhora do conhecimento sobre nutrição.
Para Andressa, a mudança desejada de um comportamento deve ser específica às necessidades e à situação de cada indivíduo. “O paciente deve reconhecer que existe o problema e que existe de fato o desejo de mudá-lo. Sem esse desejo interno de cada indivíduo, todo o trabalho de educação é inútil”, assevera.