Hemerson Pinto

O bolo que a cada ano cresce, e ‘some’ em questão de segundos na frente do Palácio Renato Cortez Moreira, onde funciona a Prefeitura de Imperatriz, pode ser considerado o ‘ingrediente’ principal da festa de aniversário da segunda maior cidade do Maranhão.
A Corrida 16 de Julho, porém, é um dos momentos mais esperados da comemoração. O corte ou ‘derrubada’ do bolo e a largada da prova acontecem a poucos metros de distância um do outro. Enquanto o bolo, este ano de 162 metros, ‘evapora’ antes da primeira estrofe do ‘Parabéns pra você’, os atletas profissionais e amadores fazem o aquecimento para a disputa.
Dois eventos que marcam a data festiva, quando o imperatrizense para e procura refletir sobre os motivos a serem comemorados. “Não podemos negar que a cidade desenvolve rapidamente. Dá pra ver isso até na chegada de novos empreendimentos, no comércio, na realização de grandes eventos que acontecem anualmente e sempre com novidades, melhorando a cada edição. Falo também dos eventos religiosos do povo católico e dos evangélicos. É uma cidade com a cara jovem e ao mesmo tempo com amadurecimento”, diz o comerciante Raimundo dos Santos.
O líder comunitário Antônio Marcos também reconhece que existe, sim, o que comemorar nestes 162 anos de história. E embora a saúde pública apresente suas falhas, o presidente de associação afirma que “na saúde estamos hoje atendendo praticamente todos os níveis, desde a média até a alta complexidade, como por exemplo, transplante de rim. Atendemos mais de 1 milhão de habitantes ao nosso redor nos mais variados serviços de telefonia, ramo de distribuição atacadista, peças, roupas, calçados”, declara.
O aumento das oportunidades de emprego, principalmente no setor da construção civil, é outra conquista que, segundo Antônio Marcos, precisa ser comemorada. O jovem destacou avanços na área de infraestrutura e aproveitou o espaço para cobrar atitudes que mudem a realidade do trânsito de Imperatriz, que apresenta números capazes de ‘estragar a festa’.
No próximo 16 de julho, Imperatriz vai acordar mais cedo e lotar no mínimo dois quarteirões da Rua Rui Barbosa. O bolo estará ali sobre várias mesas e rodeado de pessoas com sacolas, caixas e até vasilhames. Ou será que este ano vai dar tempo de cortar e servir cada fatia aos convidados?
Basta apenas acabar a farra do bolo e a multidão caminha alguns metros até a Praça Mané Garrincha para assistir à largada da corrida e alguns minutos depois a chegada dos primeiros colocados.
Para os interessados em participar, as inscrições abrem na segunda-feira e seguem até o dia 12 de julho, uma semana antes da prova, que reúne atletas do Maranhão e de outros estados. A ficha de inscrição está disponível no site da Prefeitura de Imperatriz. O cadastro deve ser preenchido e levado à Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), anexa ao estádio Frei Epifânio, com dois quilos de alimentos não perecíveis.
A prova de 6km será dividida em categorias. A premiação total chega a R$ 8.700 mil. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e medalhas.

As categorias
- Geral/Elite;

- A – 16 a 20 anos;
- B – 21 a 30 anos;
- C – 31 a 40 anos;
- D – 41 a 50 anos;
- E – 51 em diante.