Dom Gilberto Pastana durante a celebração

A solenidade de Corpus Christi, realizada nessa quinta-feira (30), no Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz, levou cerca de 20 mil católicos a refletirem sobre a importância de viver em comunidade. A celebração teve uma série de surpresas, significados e emoções desde a abertura dos portões, às 16h, até o momento final, ocorrido às 23h, na Catedral de Fátima, no centro da cidade. O evento religioso teve ainda um alcance maior em função da transmissão ao vivo de quatro emissoras de rádio e uma de TV.
Com livros de cânticos, velas e vestidos na camisa azul e branca, os fiéis, vindos de várias partes da cidade e região, ocuparam rapidamente as arquibancadas do estádio e parte do gramado. Antes da missa, houve animação com ministérios de músicas locais e prestes a começar a celebração um helicóptero derramou pétalas de rosas sobre os presentes.
Os jovens de Imperatriz, que vão em julho para o Rio de Janeiro participar da Jornada Mundial da Juventude com o papa Francisco, foram protagonistas em muitos momentos da festa. Eles abriram o evento trazendo a réplica da Cruz Peregrina. Em seguida, fizeram a coreografia da música “Jovens Santos” e, durante a celebração, dramatizaram o evangelho e foram os responsáveis por levar a “Luz do Círio Pascal” ao povo, além de acolherem o Santíssimo Sacramento na Praça de Fátima.
Com o altar no meio do gramado, o bispo da diocese de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, conduziu a celebração ao lado de padres, religiosos e ministros da eucaristia. Na sua pregação ele refletiu sobre o tema deste ano: Jesus, formador de comunidade. “Eu desejo que o povo forme comunidade. Desejo ainda que Jesus, formador de comunidade, tenha tocado no coração de todos nós, sobretudo dos vizinhos, para que comecem a se organizar para formar pequenas comunidade e refletir a palavra de Deus”.
Após a pregação, um dos momentos mais emocionantes da solenidade: as luzes do estádio foram apagadas e os fiéis tiveram as velas acesas. O momento representou a renovação da fé de cada católico, onde cada um disse em voz alta o que estava escrito em um cartão do kit do evento: “Eu, (nome da pessoa) renovei publicamente minha Fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo e na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, na solenidade de Corpus Christi, no ano da Fé 2013”.
Outro momento significativo ocorreu durante o ofertório. Vários jovens levaram até o altar tijolos que foram abençoados e deixados aos pés da imagem de Nossa Senhora. O gesto indica que toda renda de Corpus Christi será destinada para a construção de uma casa de recuperação para dependentes químicos e uma referência à mãe de Jesus, como grande intercessora dos projetos da Igreja.
A consagração do pão e o vinho em “Corpo e Sangue de Cristo” é uma das ocasiões mais aguardadas para os católicos. É hora de comungar a fé e fazer orações silenciosas e profundas. “Eu pedi em oração pelas famílias, os doentes e jovens que andam perdidos nas drogas. E em especial pelo meu filho, que está em outro estado, tem três filhos e está passando por tribulações. Creio que o Senhor está comigo”, disse Joana Rodrigues, de 75 anos, da Paróquia de São Francisco.
Procissão - Ainda no estádio, o bispo de Imperatriz colocou o Santíssimo Sacramento no ostensório, peça utilizada exclusivamente para exposição da hóstia. É hora de levar Jesus Eucarístico em procissão pelas ruas para ele ser adorado publicamente. O feriado de Corpus Christi é o único dia do ano em que o Corpo de Cristo sai da celebração para exposição externa da igreja.
A procissão percorreu as ruas Coriolano Milhomem, 13 de Maio, 15 de Novembro, Bom Jesus e Simplício Moreira até a Praça de Fátima. Neste ano, os próprios moradores enfeitaram as ruas com tapetes decorados de imagens sacras, além de ornamentarem as casas com flores e imagens cristãs. “É uma alegria, uma satisfação muito grande para o nosso quarteirão, porque é o nosso Salvador, Jesus Cristo, que passa pela nossa rua”, disse Cândida Batista, moradora da rua Simplício Moreira.
Em frente à igreja Matriz de Santa Teresa, houve uma pequena parada para a bênção do Santíssimo Sacramento e um show pirotécnico animou os fiéis a seguirem a caminhada com louvores e orações. No trajeto era possível ver a participação de famílias, jovens, idosos e crianças. Carlos Eduardo, de 12 anos, partilhou que foi uma experiência única participar de Corpus Christi. “Eu pedi hoje aqui pra Jesus proteger todos nós, alimentar todos nós aqueles que precisam muito de uma casa, escola e que estão passando necessidade na rua”.
O encerramento da festa aconteceu por volta das 23h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima. Dom Gilberto Pastana agradeceu a presença de todos e dos que se empenharam na organização do evento. Em seguida, do alto da catedral, concedeu a bênção do Santíssimo Sacramento. “Foi um evento muito significativo, muito rico para todos nós e acredito que todos que vieram saíram felizes e muito abençoados dessa celebração”, finalizou o bispo.