A programação oficial do Corpus Christi 2013 foi lançada nesta quarta-feira (03). Os detalhes da celebração foram apresentados em um café da manhã para a imprensa e convidados na Comunidade de Aliança e Vida Sagrada Família (CASF).
Em sua quarta edição, a celebração de Corpus Christi já se tornou tradicional na cidade. A programação inicia com uma missa no Estádio Frei Epifânio da D'Abadia, depois o fiéis seguem em procissão pelas ruas da cidade encerrando-se com a adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral de Fátima. A solenidade acontece em 30 de maio e expectativa é que 15 mil pessoas participem da programação de Corpus Christi.
O tema escolhido para reflexão este ano é 'Jesus, formador de comunidades'. O bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, explica que a celebração do Corpus Christi busca reforçar a importância dos fiéis se congregarem, pois é em comunidade que os católicos reforçam a sua fé e constroem uma igreja mais forte.
"Apesar de nossa fé ser uma adesão pessoal, ela passa pela comunidade. E Jesus quando chamou os doze apóstolos ele queria formar uma comunidade. Para vivenciar como comunidade os valores cristãos, bíblicos, os valores do evangelho. Nós também temos que nos capacitar para viver essa dimensão comunitária da nossa fé", reforça o bispo.
Presente na solenidade, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, destacou que a celebração de Corpus Christi hoje é mais que apenas um evento da Igreja Católica, é uma demonstração de religiosidade e fé de cidade. Durante a sua fala, o prefeito destacou que o município está empenhado em fazer um grande evento e para isso envolveu o trabalho de várias secretarias.
Reunimos com os secretários de Trânsito, de Infraestrutura, de Planejamento Urbano e Saúde que podem auxiliar na organização e cronograma. Portanto quero aqui mais uma vez deixar o compromisso que o município vai fazer tudo o que tiver ao alcance para que o brilho dessa demonstração seja ainda maior", ressalta Madeira.
Novidades - Tradicionalmente composto por uma camisa, vela com protetor, livro de cantos, ao kit deste ano foram adicionados um leque, balão, um cartão de lembrança do Corpus Christi e outro no qual o fiel assume o compromisso de renovação pública da fé. O kit pode ser adquirido em qualquer um das paróquias da cidade.
Nas cores azul e branco, a camisa oficial do evento remete a alegria de ser cristão, sentimento que deve ser compartilhado com todos. "Este ano direcionamos para o azul por duas situações. Primeiro, por ser este o ano da juventude. Com esse azul a camisa parece muito mais alegre, então é a vida da juventude, alegria da juventude. E ao mesmo tempo a renovação da fé. O azul tem haver com céu, é a nossa esperança na vida eterna. Azul e branco da paz", completa dom Gilberto.
Outra novidade é que todo o dinheiro arrecadado com o evento este ano será revertido para a construção de uma casa de recuperação de dependente químicos na cidade. Segundo dom Gilberto essa é uma maneira de a comunidade contribuir ajudando essas pessoas, sobretudo os jovens.
"Sabemos que hoje um grande problema da juventude é a droga. E também sabemos que é um tratamento delicado, custoso. E às vezes o resultado não é como esperávamos. As estatísticas nos dizem que dos que fazem o tratamento, em torno de oito meses, a perseverança é apenas de 10%. É muito pequena, mas vamos investir, acreditar no poder de Deus, e nos lembramos daquela parábola de Jesus, onde há muito mais alegria no céu de uma pessoa que se converta do que 99 justos", conclama o bispo de Imperatriz. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14669
Corpus Christi inova no kit e traz reflexão sobre comunidade
Em sua quarta edição a celebração deve reunir mais de 15 mil fieis no estádio Frei Epifânio D'Abadia
Comentários