O prefeito Sebastião Madeira, ao lado do bispo Gilberto Pastana, colaboradores e secretários municipais, reitera apoio do município na celebração do Corpus Christi em Imperatriz

A celebração de Corpus Christi de Imperatriz, considerado o maior evento religioso do Nordeste, acontece na quinta-feira (26), às 18h, no estádio municipal Frei Epifânio da Badia, no Centro.

A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia e se deu a instituição do sacramento. A data sempre acontece sessenta dias após a Páscoa.
O bispo Dom Gilberto Pastana lembrou que faltam menos de duas semanas para a realização do evento e participou ontem (12) de uma reunião de trabalho com secretários municipais e o prefeito Sebastião Madeira.
Segundo ele, o encontro reuniu representantes das secretarias de Saúde (SEMUS), da Infraestrutura (SINFRA), Defesa Civil, do Trânsito e Transportes (SETRAN). “Esse é um evento que extrapola nossa organização, pois é uma festa da cidade que recebe a cada ano milhares de fiéis de vários estados e cidades”, disse.
Ele entende que “é necessário realizar reunião preliminar para definir competências das secretarias municipais para que o evento possa transcorrer dentro do planejamento”. “Essa é a sétima edição da solenidade de Corpus Christi, onde todos esses anos a prefeitura tem se colocado à disposição contribuindo com a realização do evento”, reconhece.
O bispo Gilberto Pastana afirma que serão utilizadas arquibancadas, o gramados e o placar eletrônico do estádio Frei Epifânio para divulgar os avisos durante a celebração de Corpus Christi.

Trajeto – Ele revelou ainda que “este ano o trajeto do cortejo de Corpus Christi será modificado, semelhante ao que ocorreu nas últimas edições do evento”. “No ano passado concluímos o trajeto na igreja Santa Tereza devido aos seus 500 anos; e nos outros anos o término foi na catedral de Fátima”, disse.
O bispo garantiu ainda que o trajeto será encurtado para que o evento não termine tarde em virtude do grande número de pessoas oriundas de outras cidades que precisam voltar para suas casas. “Vamos sair do estádio indo até a Avenida Santa Tereza, passando em frente à Praça Mary de Pinho, dobrando na rua Simplício Moreira e se deslocando direto para a catedral de Fátima, onde será recebida a bênção do Santíssimo Sacramento”, disse.
O prefeito Sebastião Madeira reitera que “a celebração de Corpus Christi de Imperatriz desponta como o maior evento religioso do estado e do Nordeste, e por isso tem recebido o apoio do município que viabiliza uma grande logística, incluindo a cessão do estádio Frei Epifânio”.
“Temos contribuído na organização do trânsito, da iluminação do trajeto, ambulâncias no estádio e no percurso da procissão; a Defesa Civil e a Sepluma na organização dos ambulantes, além da polícia e dos bombeiros”, concluiu. (Gil Carvalho/ASCOM)