Dra. Denise Maurano (centro), Adriana Pícoli e Adriana Raiol
Parte dos livros publicados pela palestrante

Como entender, avaliar e compreender temas importantes do ser humano no dia a dia, como Estruturas Clínicas, que é um tema que estuda a subjetividade e a Histeria, que é maiores casos de histeria neurótica, além da interação e estudos. Este é o objetivo dos dois seminários promovidos pelo Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, seção Imperatriz.
Os seminários foram iniciados sábado com o primeiro tema Estruturas Clínicas e continuou domingo, tendo como tema Histeria, ambos ministrados pela dra. Denise Maurano, graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica  do Rio de Janeiro, com mestrado em Filosofia pela Universidade Gama Filho, além de outros títulos de doutorados, como os da D’ètudes Approdondues em Philosofhie da Universite de Paris.
Denise Marano atualmente é professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Centro de Ciências Jurídicas e Políticas com inserção também no programa de pós-graduação em memória social, vinculada à linha memória, subjetividade e criação.
Tem vários livros e artigos publicados. Tem experiência na área de Clínica e Cultura, com enfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, barroco, clínica, ética, tragédia e cultura.
Em visita à Redação de O PROGRESSO, Denise Maurano, disse que estes encontros são importantes para a formação de novos profissionais da psicanálise, tendo em vista que não há uma regulamentação da profissão.”Pois não há como dizer que o profissional está pronto na psicanálise, a profissão sempre está em movimentação e em processo de mudanças”.
Destacou ainda que o seminário possibilita esta interação e estudos e avançar cada vez mais na formação dos profissionais imperatrizenses do Corpo Freudiano.
Os dois seminários são abertos à comunidade e não apenas aos integrantes do Corpo Freudiano Escola Psicanálise, seção de Imperatriz. 
A palestrante estava acompanhada das dras. Adriana Picoli e Adriana Raiol, que ao se manifestar sobre os dois eventos, disseram que “ganharam um presente com os seminários, especialmente pela presença da dra. Denise Maurano, que nos trouxe mais sabedoria  e estudos para crescer profissionalmente”.