Os integrantes da recém criada Brigada de Incêndio do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII, estão passando por um treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar. A capacitação faz parte do segundo momento da criação da Brigada de Incêndio do Hospital Infantil, o primeiro momento foi a instalação da rede de hidrantes, extintores, sinalização de emergência e iluminação de emergência.
Após o treinamento de 12 horas de duração, que termina na tarde desta quarta-feira, 6, os 25 brigadistas, que em sua maioria são funcionários de vários setores do hospital, estarão aptos para atuar na prevenção e combate a princípios de incêndio e pânico e incêndios de pequeno e médio porte com manuseio de extintores e hidrantes.
O conteúdo abordado nas aulas teóricas e práticas é composto de primeiros-socorros e prevenção e combate a incêndios, com ênfase para as ocorrências com fogo.
"Como estamos dentro de um hospital então na parte de primeiros-socorros o pessoal já tem habilidade para isso, mesmo porque dentro do hospital tem médicos e eles têm toda uma condição para atuar nessa questão, por isso vamos enfatizar o combate aos incêndios", explicou o segundo-tenente do Corpo de Bombeiros-Militar, Jair Ferreira da Costa que é especialista em brigadas.
O tenente Jair destacou, também, que a criação de brigada de incêndio está prevista na Norma Brasileira, NBR, abreviação de Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, nº 14.276 e na Norma Técnica do Corpo de Bombeiros do Maranhão nº 06.
"Nós passamos por uma emergência de incêndio uma vez e agora estamos preparados para a prevenção com este treinamento, que, também, foi uma orientação do Corpo de Bombeiros. Tivemos a preocupação de cumprir todas as exigências dos bombeiros", revelou a diretora do HMII, Bárbara Rodrigues.
Como estratégia para garantir a participação dos servidores no treinamento, Bárbara Rodrigues dividiu o grupo: metade trabalha durante o dia e metade à noite. Os brigadistas são técnicos de enfermagem, porteiros, recepcionistas, servidores da limpeza e motoristas.
"É uma honra participar deste treinamento com o Corpo de Bombeiros para um aprendizado sobre como lidar com o fogo, como agir no momento de um incêndio, porque já passamos por um incêndio e foi muito difícil para a gente dentro do hospital", disse Janaína Rodrigues da Silva que trabalha na coordenação do HMII.
Nova etapa
A diretora do Hospital Infantil afirmou que o treinamento da Brigada de Incêndio do HMII que estava sendo aguardada com muita expectativa pela direção e funcionários. O próximo passo, a partir de agora, será o início do funcionamento da unidade hospitalar previsto para depois do dia 10 de novembro, quando os pacientes deverão ser transferidos da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, onde o hospital funciona provisoriamente. Após o incêndio, o HMII passou por uma reforma geral e ampliação com recursos federais. (João Rodrigues)
Comentários