Hemerson Pinto
A cerimônia de passagem de comando do 50º Batalhão de Infantaria de Selva aconteceu na noite da última quarta-feira. Autoridades militares, políticas e religiosas participaram do evento, marcado pelo discurso de despedida do tenente coronel Baddy Mitre. O ex-comandante assumirá o posto no Comando Militar do Planalto, em Brasília.
O novo comandante, Nelmo Henrique Giarola, estava à frente da 8ª Unidade Militar de Belém, no estado do Pará. A cerimônia foi presidida pelo General de Brigada, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, também sediada no Pará.
Além do discurso dos dois militares, a solenidade foi composta pelo desfile de tropas e a tradicional revisão de tropas, um dos momentos principais em passagens de comandos no serviço militar. Outros momentos emocionantes foram a execução do Hino Nacional Brasileiro e a Oração do Guerreiro de Selva.
Ao final, as tropas desfilaram ao novo comandante, enquanto cantavam Soldado da Amazônia e Fibra de Herói, seguidos pelo desfile motorizado. Um coquetel foi oferecido aos convidados.
Comentários