O grupo em cena da peça "Enquanto Shakespeare não vem"

O Grupo Cordão de Teatro, de Açailândia, a cada dia vem ganhando espaço nos eventos culturais relacionados com a arte cênica que vem crescendo a cada dia em nossa região. A arte cênica teve seus maus momentos, mas nos últimos tempos vem sendo prestigiada, principalmente quando se trata de um espetáculo de alto nível.
A qualidade nos textos, no desempenho de atores, diretores e produtores também tem sido responsável por essa atração de um novo público. Entre estes grupos ou companhias que despontam pela região tocantina e até mesmo em nível de Maranhão, o Grupo Cordão do Teatro, de Açailândia, tem sido, sem dúvida, o grande destaque no que diz respeito a arte cênica.
O grupo açailandense estreou a peça "Enquanto Shakespeare não vem", texto produzido pelo grupo sob a liderança do diretor e ator Xico Cruz, em sua cidade. Em seguida, se apresentou no Teatro Ferreira Gullar, em Imperatriz, aonde retornou pela segunda vez, com a mesma presença de um grande público.
Convidado para evento do gênero, se apresentou em São Luís e Teresina (PI), com relativo sucesso e aceitação pública. "Enquanto Shakespeare Não Vem" foi apresentando em diversas mostras e festivais brasileiros.
O espetáculo segue agora rumo a Pauliceia Desvairada e se apresenta dia 15 de novembro, às 20h30, na Praça Roosevelt, no Festival As Satyrianas, promovido pelo Satyros. O evento faz parte do calendário cultural de São Paulo e conta com a participação de grupos convidados de outras cidades e estados.
Para o diretor Xico Cruz, "parecia um sonho distante se apresentar neste festival, O Satyros, um grupo incrível que sempre admiramos e acompanhamos, já assisti dois espetáculos deles e é sempre de uma ousadia fantástica, e agora de repente vamos estar lá, na Praça Roosevelt, apresentando nosso espetáculo, isso é um belo presente para nosso grupo".
O Cordão em dezembro comemora oito anos de existência e tem em seu currículo os espetáculos: "O Diálogo Obscuro", "A Lenda do Boi Tinhoso", "Contando e Cantando a Luz", "Valquírias - Agarrados a um fio de fumaça" e "Enquanto Shakespeare não vem", este último em circulação pelo Brasil.
Todos os espetáculos têm direção de Xico Cruz, fundador do grupo. O Cordão tem sede fixa na cidade de Açailândia e, além de se apresentar em Imperatriz, São Luís e Teresina, agora em São Paulo, também tem apresentações previstas para Brasília, Fortaleza e Recife. (Domingos Cezar)