Os atores Mikaell Carvalho e Xico Cruz em cena

Domingos Cezar

Entre as atrações deste sábado (21) na I Mostra de Arte e Cultura da Região Tocantina, destaca-se a peça teatral “Enquanto Shakespeare Não Vem”, estrelado pelo grupo Cordão de Teatro, da vizinha cidade de Açailândia, cujo espetáculo vem ganhando espaço pelos teatros de grandes cidades brasileiras, sendo, por sua criatividade, sucesso de crítica e público.
A peça teatral foi apresentada em Imperatriz pela primeira vez na Arena Multicultural do 10º Salão do Livro – SALIMP, sendo bastante elogiada pelas pessoas que assistiram ao drama, de maneira especial os apreciadores de um excelente texto, entre estes os próprios acadêmicos membros da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, promotora do evento.
Atendendo convite da coordenação da I Mostra de Arte, de maneira especial da coordenadora-geral, Lília Diniz, o grupo Cordão do Teatro volta a se apresentar na Terra do Frei brindando o público local com esse espetáculo, de autoria de Xico Cruz, artista talentoso de Açailândia que atua ainda na peça como ator e diretor.
O Grupo Cordão de Teatro está em cartaz com o espetáculo Enquanto Shakespeare Não Vem desde 2012 e já se apresentou, depois de Imperatriz, no SALIMP, em São Paulo (SP), Teresina (PI), Olinda (PE), Marabá (PA), São Luís (MA), Igarassu (PE) e várias cidades maranhenses. É a terceira vez que o espetáculo é encenado nesta cidade.
Sinopse - Justus e Benigno estão à espera de Shakespeare e enquanto ele não vem vão encenando vários trechos de suas obras ou fazendo referências a elas. O espetáculo é uma tragicomédia que revela a complexa relação de amor e ódio entre Justus e Benigno, que acreditam no fim de todos os seus problemas e conflitos com a chegada de Shakespeare.
Quando os personagens percebem que Shakespeare não virá, começam a acusar um ao outro e vão se enfrentar em um duro jogo de opressão e desespero. A convivência, a não aceitação do outro, a espera vazia e a dependência afetiva norteiam o espetáculo.

Ficha técnica:

Texto e Direção: Xico Cruz
Atuação: Mikaell Carvalho e Xico Cruz 
Figurino e Cenografia: Walison Melo 
Iluminação: Walison Melo 
Fotos: Marcelo Cruz 
Duração: 45 minutos
Classificação: 14 anos