O coral “Os Timbiras” completa dez anos em 2011 e projetos ambiciosos estão por vir. Segundo o maestro Giovanni Pietrinni, responsável pelo coral, o grupo deve homenagear o centenário de Luís Gonzaga, comemorado no próximo ano, com a gravação de um CD e um DVD com músicas do artista. A ideia é que a gravação aconteça em março.
O maestro Pietrinni planeja a homenagem já há seis anos, dentro do projeto “Seu Luís”, que é uma das atividades culturais contempladas pelo projeto “Sou Amigo”, do coral “Os Timbiras”. Além das faixas do Rei do Baião, o CD também terá cinco faixas extras, contendo o Hino Nacional, o Hino do Maranhão, o Hino da Bandeira, o Hino da Independência e o Hino de Imperatriz.
O CD será distribuído em todas as escolas da rede municipal de ensino. Segundo Pietrinni, as parcerias são fundamentais para a existência do coral, bem como para o desenvolvimento dos projetos. “O coral Timbira é muito grato à Prefeitura de Imperatriz e às outras parceiras pela sua existência e por completar dez anos. Não é um projeto qualquer, é um projeto que já tem sua consistência, mas ele não seria levado a bom tempo se não fossem as suas parcerias”, agradeceu ele.
O município de Imperatriz é parceiro do coral, principalmente, através da formação de novos cantores. Todos os anos, a Fundação Cultural realiza uma seleção para novos alunos para o curso de canto coral. O maestro Pietrinni atua como professor. O certificado entregue aos formados tem validade acadêmica, reconhecido pelo Conselho Municipal de Educação.

Incentivo - O Coral “Os Timbiras” passou a ser mais valorizado pelo município nos últimos dois anos. Segundo o maestro Giovanni Pietrinni, hoje os membros do Coral são pagos pelas suas apresentações. Antes, o máximo que o grupo conseguiu foi vales-transporte.
“Os Timbiras” também contribuem com a preparação do coral mirim curumins, formado por crianças que Participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município.