O coral infantil Os Curumins, formado por crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e mantido pela Prefeitura de Imperatriz, viajou na manhã dessa quinta-feira (13) para São Luís e se apresenta nesta sexta-feira (15). Regido pelo maestro Giovanni Pietrinni, o coral vai representar o município de Imperatriz no Festival Aberto de Coral Infantil, que se realizará no período de 11 a 15 de outubro, na capital do estado.
A informação foi prestada pela coordenadora do PETI, Lindaura Cardoso, que está confiante numa boa apresentação do grupo. Antes da viagem, Lindaura reuniu-se com os pais das crianças que integram o coral, ocasião em que explicou-lhes o objetivo da excursão. A coordenadora pediu a autorização dos pais “para evitar contratempo”, observou a coordenadora.
O coral Os Curumins é composto por 100 crianças, sendo necessários pelo menos dois ônibus para levar essas crianças, as quais recebem o acompanhamento de uma equipe técnica do PETI formada por pedagogos e educadores sociais. A coordenação musical é do maestro Giovanni Pietrinni, o qual garante que o coral está afinado e preparado para fazer bonito no festival.
Pietrinni afirmou ainda que o representante desta cidade foi escolhido pela coordenação do festival para encerrar o evento que reúne corais de todo o Maranhão. De acordo com o maestro, o coral vai encerrar cantando ao lado do coral do Teatro da Paz, de Belém (PA), convidado especial da coordenação do festival.
Os Curumins - Lindaura Cardoso faz questão de frisar que o coral Os Curumins foi criado pela médica Conceição de Maria Madeira, quando esta se encontrava titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). “Mesmo sendo chamada pelo prefeito Sebastião Madeira para ocupar a Secretaria Municipal da Saúde, a doutora Conceição nunca deixou de prestar todo apoio para nosso coral e a todas as crianças do programa”, afirma Lindaura.
Ela informa ainda que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil atende atualmente cerca de 2.200 crianças em 23 polos instalados no município de Imperatriz, sendo 14 deles na zona urbana e 9 na zona rural. “Eles recebem desde a atividade lúdica (educação e recreação) até a alimentação, em tempo integral”, afirma Lindaura Cardoso, observando que destas 2.200 crianças 100 foram escolhidas para integrar o coral Os Curumins. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14227
Coral Os Curumins participa na capital do Festival de Coral Infantil
Os Curumins fecharão o evento com um coral de Belém
Comentários