Moradores da rua Dom Pedro II, próximo ao Colégio Rui Barbosa, prestigiaram ontem (16) a apresentação do coral Curumim. O evento teve início às 16h, em um terreno onde deve ser construído um Centro Cultural.
O evento foi apenas o primeiro de uma série de apresentações que o coral realiza neste fim de ano. Na próxima segunda-feira (19), o grupo se apresenta na Praça da Cultura, na Cantada do Natal. Na sexta-feira (23), ainda na Praça da Cultura, os curumins participam do Concerto de Natal.
O coral Curumim é composto por crianças que frequentam regularmente os polos de Imperatriz do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), mantidos pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.
A coordenadora do Peti Imperatriz, Lindaura Cardoso, revela que há ainda mais uma programação agendada, desta vez para as famílias. “No dia 21 [quarta-feira] teremos uma grande festa para as famílias das crianças do Peti, com sorteio de prêmios. Esse será um momento de encontro com as famílias, porque não tem como ajudar estas crianças sem oferecer ajuda às famílias, por isso vamos proporcionar uma festa de Natal a estas famílias”, disse.
Ano especial
O ano de 2011 foi especial para as crianças do Peti. O coral Curumim chegou a se apresentar em São Luís. Além disso, várias outras atividades foram desenvolvidas no decorrer do ano, conforme explica a coordenadora do programa. “Este ano foi um ano de muitas conquistas. Temos projetos para o ano que vem. Graças a Deus, estamos melhorando cada dia mais. Este ano as crianças se apresentaram em São Luís, tivemos torneio de futebol, campeonato de capoeira, enfim”, garante Lindaura.
Segundo a coordenadora, 2011 foi um dos melhores anos do programa da cidade, mas ela lembra que os avanços não começaram neste ano. “Dizemos este ano porque é o que estávamos envolvidos e, por isso, é o que mais lembramos, mas, de 2009 a 2011, foram várias conquistas. Inclusive, preparamos um DVD mostrando um pouco destas ações, pois é um trabalho contínuo, não para”, explicou Lindaura.
As atividades serão mantidas mesmo durante as festividades de fim de ano. O Peti não entrará em recesso para continuar a atender as crianças que gostam de frequentar o local. Atualmente, o programa atende mais de 2,2 mil crianças em Imperatriz.
Lindaura afirma ainda que já é possível observar avanços no comportamento de várias crianças que frequentam o local. “Nos já conseguimos mudar o comportamento de muitas crianças. Às vezes essas crianças só precisam ser acolhidas. É isso que a equipe do Peti faz, acolhe estas crianças”, finalizou.
Os polos do Peti desenvolvem atividades como capoeira, hip-hop, aulas de canto e violão, além de reforço escolar. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14279
Coral Curumim realiza série de apresentações de fim de ano
Maratona teve início ontem, na rua Dom Pedro II
Comentários