Hemerson Pinto

É a segunda edição do campeonato, que está prometendo sacudir a Vila Cafeteira na tarde do próximo sábado. Às 16h, no campo 'merdinha', apelido dado pelos jogadores ao campinho de várzea que revela talentos do futebol society dos finais de semana, a bola vai rolar no confronto entre 'Meninos do Morro' e 'Família Nascimento'.
A expectativa é grande entre jogadores, torcedores e organização do evento, que este ano ganhou repercussão ainda maior depois do sucesso da primeira edição (2015), o que chamou atenção de mais apoiadores do esporte.
O jogo da final vai reunir as duas equipes que se destacaram entre as 12 inscritas na competição, que começou no dia 09 de janeiro. Foram dois grupos de seis. Os quatro melhores de cada chave se enfrentaram no esquema 'mata-mata', que rendeu os semifinalistas e, por último, os finalistas.
'Família Nascimento' é o time do bairro Bonsucesso e o campeão da primeira edição. 'Meninos do Morro' é da Vila Cafeteira e garante que vai em busca de trazer a taça para dentro de casa.
A disputa é saudável, segundo os organizadores, e representa "a oportunidade de fazer a Vila Cefeteira ser vista com outros olhos pela sociedade imperatrizense, mostrando que o bairro pode oferecer coisas positivas", afirma o coordenador de competição Berivaldo Oliveira. Para o empresário José Messias, o 'Parente', apoiar o esporte nos campinhos de várzea, como na região da Grande Cafeteira, "é apostar na juventude, no talento, na alegria e na oportunidade de oferecer o esporte como forma de incentivar a paz, as amizades, fortalecer os laços entre as comunidades. De um campeonato como esse não participa somente a Vila Cafeteira. Temos, inclusive, um time de outro bairro que foi campeão ano passado e está na disputa do bi nesta edição. Isso valoriza os participantes e é muito bom a gente se envolver e fazer parte desse momento", declara, lembrando outras competições importantes que acontecem na periferia, como o Copão Alvorada e o campeonato da Estrada do Arroz.
Antes da final, uma preliminar sub-15, entre Vila Ipiranga e Conjunto Brasil Novo, também vai reunir torcida. Um confronto que pode revelar jogadores para outras equipes que estão em busca de talentos para compor os elencos para os vários torneios e campeonatos que vão acontecer ao longo de 2016.
Números - Até a semifinal, foram disputadas 36 partidas. Foram marcados 186 gols, uma média de 5,5 por partida. Juntos, os finalistas balançaram as redes 51 vezes.