É amanhã o grande dia. Os pilotos que disputam a 13ª Copa Brasil de Kart entram na pista pela primeira vez e dão início à disputa, que só será finalizada no próximo sábado (15). As provas acontecem durante toda a semana.
Hoje (8), termina o curso de preparação de médicos que vão atuar durante a Copa. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estará à disposição dos pilotos, fará a simulação de um acidente na pista. A atividade será cronometrada, desde os primeiros socorros na pista até a entrada no Hospital São Rafael, onde será prestado o atendimento de maior complexidade.
Coordenado pela médica Luana Dantas, o curso teve início na noite de ontem (7), com as instruções gerais do atendimento a pilotos. Já a atividade de hoje tem por objetivo preparar os médicos para a retirada dos pilotos e os cuidados no deslocamento até o hospital.
Segundo o presidente do Clube de Kart de Imperatriz e organizador do evento, Giovanni Guerra, a torcida é para que não hajam acidentes mas, caso aconteça, é necessário estar preparado. “É evidente que, em caso de acidentes, nós e o Samu devemos estar preparados para prestar os primeiros socorros e removê-los o mais rápido possível ao local de pronto atendimento”, argumentou Guerra.
O evento é realizado através de parceria que inclui a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado, empresários locais, o Clube de Kart e a Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), entre outros.
Ao todo, cerca de 150 pilotos estarão em Imperatriz para a competição, que tem início no próximo domingo (9). O evento deve aquecer diversos setores da economia da cidade, em especial o ramo hoteleiro. Estima-se de mais de 400 apartamentos já estejam reservados por pessoas relacionadas à Copa.
Investimento
Para receber o evento, a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado, empresários locais, o Clube de Kart e a Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), entre outros, têm se emprenhando em dar condições estruturais ao kartódromo.
Os 1080 metros da pista foram recapeados e a pista foi alargada de oito para nove metros. As zebras também foram padronizadas para atender às normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), conforme explica Marcelo Leitão, responsável pela obra. “O modelo adotado agora modifica totalmente as zebras. Antes, as zebras serviam como extensão da pista, agora isso mudou. Como elas são mais elevadas, acabam desequilibrando o kart e, por isso, a partir agora os pilotos passarão a evitá-las”.
Giovanni Guerra destacou sua expectativa de ver a cidade no pódio da competição. “Tenho certeza que nós vamos conseguir ver e ter Imperatriz e o Maranhão no alto do pódio”, finalizou.
A Copa Brasil de Kart é disputada uma vez por ano, durante uma semana, em apenas uma parte do país. Este ano, Imperatriz será a anfitriã do evento. É a primeira vez que a cidade recebe este espetáculo. (Comunicação)
Comentários